page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Líder do governo açoriano pede esforço para soluções no Subsídio de Mobilidade

José Manuel Bolieiro admite não se tratar de uma "solução fácil" devido à "complexidade" do sistema.

24 de março de 2026 às 19:47

O presidente do Governo dos Açores apelou esta terça-feira a um esforço para se "encontrar soluções" para a alteração do funcionamento do Subsídio Social de Mobilidade, admitindo não se tratar de uma "solução fácil" devido à "complexidade" do sistema.

"Não posso deixar de reconhecer, como qualquer pessoa com inteligência e conhecimento, da complexidade de situação, de que isso não é de solução fácil porque tem a sua complexidade. O esforço é encontrar soluções para a complexidade", afirmou José Manuel Bolieiro.

O líder do executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM) falava aos jornalistas à margem de uma cerimónia em Ponta Delgada, quando questionado sobre a circunstância de a plataforma eletrónica do Subsídio Social de Mobilidade (SSM) ainda solicitar o recibo da viagem para efeitos de reembolso, apesar de o ministro ter garantido que a apresentação daquele documento vai deixar de ser uma exigência.

Bolieiro insistiu que o SSM devia seguir o modelo da Tarifa Açores (criado pelo Governo Regional para as viagens interilhas), onde o "passageiro paga apenas o preço que está administrativamente fixado".

O presidente do Governo Regional disse estar em causa o "princípio da continuidade territorial" e lembrou que o executivo levou ao parlamento açoriano uma anteproposta de lei para alterar o modelo do SSM, diploma que está atualmente na Assembleia da República.

"O Governo da República e os açorianos sabem bem qual é a posição do Governo dos Açores sobre essa matéria", vincou.

Questionado também sobre a saída da companhia aérea de baixo custo Ryanair nos Açores este mês, José Manuel Bolieiro disse tratar-se do "funcionamento da economia de mercado".

"A verdade é que são eles que estão num negócio no funcionamento de uma economia de mercado. Eles não tomaram decisões pelo Governo [Regional], nem o governo tomará as decisões pela empresa", realçou.

O Subsídio Social de Mobilidade já conta com quase 30 mil inscritos na plataforma e o Governo quer eliminar a necessidade de os passageiros adiantarem a totalidade do custo das viagens para as regiões autónomas antes do verão, revelou o ministro das Infraestruturas na quarta-feira.

Miguel Pinto Luz anunciou também mudanças no funcionamento do apoio, nomeadamente a simplificação do processo de submissão, referindo que será retirada "a obrigatoriedade de introdução do recibo do pagamento da viagem, dando resposta a uma das dificuldades mais reportadas pelos utilizadores".

Criado em 2015, o Subsídio Social de Mobilidade prevê a atribuição de um reembolso a residentes, residentes equiparados e estudantes das duas regiões autónomas, que resulta da diferença entre o custo elegível da passagem, paga na íntegra pelo passageiro, e a tarifa máxima suportada pelo residente, definida por portaria.

Nos Açores, a tarifa máxima suportada pelos residentes nas viagens (ida e volta) para o continente é de 119 euros e a suportada pelos estudantes é de 89 euros, havendo um limite de 600 euros no custo elegível da passagem.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8