page view

Maioria dos portugueses não sabe data das europeias

Apesar da notoriedade do social-democrata Paulo Rangel, é o PS quem lidera nas intenções de voto. Metade dos inquiridos na sondagem admite não ir às urnas.

25 de março de 2019 às 01:30

Há muito que as próximas eleições para o Parlamento Europeu estão marcadas para 26 de maio mas a maioria dos portugueses continua sem conhecer essa data.

Esta é uma das conclusões da sondagem da Aximage para o Correio da Manhã e o ‘Negócios’. Apenas 8,6% apontam a data exata. Já 49,6% admitem mesmo não saber qual o dia das eleições europeias.

Com todos os cabeças de lista já definidos, o social-democrata Paulo Rangel ganha ao socialista Pedro Marques em notoriedade: 24,7% contra 23,5%. Contudo, a intenção de voto revela um cenário diferente.

Entre os inquiridos que admitem ir às urnas, é o PS quem fica à frente, com 34,1% dos votos. É seguido pelo PSD, com 29,1%. Os comunistas assumem-se como a terceira força política, com 9,2%. Tanto o Bloco de Esquerda como o CDS-PP ficam na casa dos 7%.

Apesar desta distribuição dos votos, é preciso ter em conta um outro fenómeno considerado preocupante e que tem sido um dos temas das ações dos diferentes partidos: a abstenção. A sondagem mostra que a maioria dos portugueses (55,5%) não deverá dirigir-se às urnas a 26 de maio.

As eleições para o Parlamento Europeu vão funcionar ainda como um barómetro para as legislativas de 6 de outubro. A pesquisa mostra que a intenção de voto dos inquiridos se manterá, maioritariamente, no mesmo partido.

A sondagem da Aximage revela ainda uma hipotética distribuição dos lugares disponíveis no Parlamento Europeu pelos partidos. É no PSD que se deverá assistir ao maior reforço: deverá eleger mais um ou dois eurodeputados. Já tanto para o PS como para o CDS-PP traçam-se dois cenários: ou mantêm o número atual ou reforçam com um deputado.

A pesquisa aponta ainda como certa a passagem do Bloco de Esquerda de um para dois deputados. Já a coligação CDU (que reúne PCP e Verdes) perde um eurodeputado.

PORMENORES

Estreia nacional

Nestas eleições europeias há uma estreia aguardada na política nacional. O Aliança, criado por Pedro Santana Lopes, vai concorrer pela primeira vez a um ato eleitoral.

Presença feminina

Marisa Matias é a única mulher a encabeçar uma lista nacional. Já o PSD e o PS transformaram a paridade das suas listas em bandeira de campanha.

Representação africana

O Livre apresenta, nestas europeias, a primeira candidata afrodescendente em lugar elegível na lista de um partido político português, a historiadora Joacine Katar Moreira.

Ana gomes recebe melhor avaliação

Questionados sobre os atuais eurodeputados nacionais com melhor desempenho, os inquiridos indicam Ana Gomes como a resposta mais frequente (13,8%).

Não conhecem representantes 

À mesma questão, para avaliar os eurodeputados, 54,4% dos inquiridos não responde ou admite não saber. Paulo Rangel (PSD) e Marisa Matias (BE) fecham o pódio.

FICHA TÉCNICA

Universo indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidores de telemóvel. Amostra aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, atividade e voto legislativo) e representativa do universo foi extraída de um subuniverso obtido de forma idêntica. A amostra teve 600 entrevistas efetivas: 289 a homens e 311 a mulheres; 56 no Interior Norte Centro, 78 no Litoral Norte, 97 na Área Metropolitana do Porto, 116 no Litoral Centro, 170 na Área Metropolitana de Lisboa e 83 no Sul e ilhas; 99 em aldeias, 163 em vilas e 338 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral. Técnica Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido entre os dias 9 e 13 de março de 2019, com uma taxa de resposta de 73,7%. Erro probabilístico Para o total de uma amostra aleatória simples com 600 entrevistas, o desvio-padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma margem de erro - a 95% - de 4,00%). Responsabilidade do estudo Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8