page view

Rui Rio ataca juízes arrogantes e pede coragem política no 38.º Congresso do PSD

Reforma da Justiça e revisão do sistema político mantêm-se como prioridades do líder reeleito.

10 de fevereiro de 2020 às 01:30

Rui Rio critica a "arrogância" de alguns agentes da Justiça e diz que esta "cavou um pouco mais o fosso que a separa do povo" com o aumento dos salários dos magistrados, aprovado por um Governo que "não tem grande problema em ser fraco com os fortes e forte com os fracos". No encerramento do congresso do PSD, em Viana do Castelo, o presidente social-democrata reforçou a necessidade da reforma da Justiça e do sistema político - limitando mandatos no Parlamento e reduzindo "moderadamente" o número de deputados .

A reforma do sistema político, frisou, tem de fugir "à habitual demagogia", contrariando a "lógica abstrusa que parte do princípio de que quem está na política é suspeito". Uma lógica, disse, "que pode agradar aos tabloides que vivem do escândalo e da suspeita gratuita, mas não serve a dignidade e muito menos a nobreza da função política". "Tem de haver coragem para combater a demagogia e o populismo", referiu num discurso de 50 minutos. O líder do PSD insistiu na tónica da Justiça, para atacar a "morosidade", "a incapacidade em investigações que se arrastam", "o corporativismo" e a "arrogância de muitos dos seus agentes".

Também o ataque ao Governo - "que segue a esquerda mais radical" e com o qual "os portugueses podem ter ambição, desde que seja poucochinha" - foi outra das tónicas . "Adiar reformas, varrer problemas para debaixo do tapete e fazer o discurso de que tudo está bem não é uma postura responsável."

Rio pediu coragem para "um pacto político abrangente" que crie emprego no interior. Tocou ainda na degradação do SNS, que diz precisar de "gestores mais competentes e menos ligados à lógica partidária".

No final, deixou um recado: "Quem está na vida pública para receber, dela sairá sem qualquer honra ou glória."

Pedido de unidade sem correspondência nos órgãos do PSD  

Aliança de direita com o CDS concretizada nas eleições autárquicas do próximo ano

PORMENORES

Moções aprovadas

Eutanásia aprovada

Apoio a Marcelo

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8