Bebé abandonado no lixo nasceu na rua. PJ confirma que mãe é a única autora do crime
Menino foi encontrado por um sem-abrigo na passada terça-feira.
Em declarações aos jornalistas, a PJ mostrou "satisfação" pela criança estar bem e a ser "devidamente acompanhada". Paulo Rebelo, chefe da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo da Polícia Judiciária, afirmou ainda que o bebé nasceu na via pública e revelou que a mulher não deu depois entrada em qualquer centro de saúde ou unidade hospitalar.
Questionado sobre a nacionalidade da mulher, Paulo Rebelo não quis revelar a informação, referindo que a mesma não era relevante para ser divulgada nesta conferência de imprensa.
Ainda questionado pelos jornalistas se a mãe, de 22 anos, era uma sem-abrigo, Paulo Rebelo não a classificou como tal, no entanto afirmou que a mulher "é uma pessoa que vive em condições precárias na via pública", sem antecedentes criminais.
O elemento da PJ fez saber também que a mulher "foi a única autora do crime". "Na sequência de uma gravidez que teve e que nunca declarou nem manifestou a ninguém, veio a ter o parto e a abandonar o recém-nascido nas condições que são conhecidas", avançou acrescentando que a investigação continua a decorrer.
Paulo Rebelo divulgou ainda aos jornalistas que mulher estava consciente no momento da detenção, à qual não resistiu. A jovem "não apresentava sinais de consumo de droga, estava consciente e sem nenhuma alteração específica aparente do seu estado emocional", afirmou.
Recorde-se que o recém-nascido foi encontrado por um sem-abrigo dentro de um caixote do lixo, em Lisboa. Luís Pedro Nunes, técnico do INEM, foi o primeiro a chegar ao local para socorrer o bebé.  As autoridades receberam pelas 17h30 de terça-feira o alerta para um recém-nascido encontrado num caixote do lixo na Avenida Infante D. Henrique, perto da estação fluvial, em Santa Apolónia, e junto a um estabelecimento de diversão noturna. O menino foi encontrado ainda com vestígios do cordão umbilical e estava visivelmente debilitado. Foi o choro, desesperado, que chamou a atenção do sem-abrigo.
As autoridades receberam pelas 17h30 de terça-feira o alerta para um recém-nascido encontrado num caixote do lixo na Avenida Infante D. Henrique, perto da estação fluvial, em Santa Apolónia, e junto a um estabelecimento de diversão noturna.
Em atualização
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt