Encontrada legionella na água do centro de saúde de Albufeira
Espécie foi detetada em termoacumulador.
Uma análise de rotina detetou bactérias do género Legionella na água do Centro de Saúde de Albufeira, apurou o CM. Um segundo exame bacteriológico revelou depois que se trata de uma espécie da bactéria que não provoca risco para a saúde pública e nenhum dos serviços da unidade foi encerrado.
As bactérias, ao que o CM conseguiu apurar, foram detetadas no passado mês de dezembro após a realização de análises periódicas à água canalizada da unidade de saúde, no âmbito do sistema de controlo interno. Terão sido encontradas na água de um dos termoacumuladores, que fornece água ao bar, para além de a outros serviços.
O CM sabe que a primeira amostra de água foi enviada e analisada por técnicos do Instituto Ricardo Jorge e detetou a presença da bactéria. Seguidos os procedimentos normais neste tipo de casos, foi realizada uma segunda análise que revelou que as bactérias não se multiplicaram. Por outro lado, o resultado foi negativo para a estirpe mais perigosa da bactéria Legionella, que provoca a denominada doença do legionário - uma forma de pneumonia grave.
Questionado pelo CM, o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) Algarve, Paulo Morgado, confirmou que a primeira análise "deu positivo". No entanto, após um novo exame cultural, o resultado foi "negativo" para a espécie ‘Legionella pneumophila’. "Como não existiu risco para a saúde pública, não foi necessário fechar serviços", assegurou o mesmo responsável da ARS.
Legionella no centro de saúde de Mangualde
Análises feitas à água do Centro de Saúde de Mangualde detetaram a presença da bactéria legionella. Os responsáveis do agrupamento dos centros de saúde referem que o caso está controlado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt