Encontrada legionella na água do centro de saúde de Albufeira

Espécie foi detetada em termoacumulador.

03 de janeiro de 2019 às 08:06
Centro de Saúde de Albufeira Foto: Nuno Alfarrobinha
Centro de Saúde de Albufeira Foto: Nuno Alfarrobinha
Centro de Saúde de Albufeira Foto: Nuno Alfarrobinha

1/3

Partilhar

Uma análise de rotina detetou bactérias do género Legionella na água do Centro de Saúde de Albufeira, apurou o CM. Um segundo exame bacteriológico revelou depois que se trata de uma espécie da bactéria que não provoca risco para a saúde pública e nenhum dos serviços da unidade foi encerrado.

As bactérias, ao que o CM conseguiu apurar, foram detetadas no passado mês de dezembro após a realização de análises periódicas à água canalizada da unidade de saúde, no âmbito do sistema de controlo interno. Terão sido encontradas na água de um dos termoacumuladores, que fornece água ao bar, para além de a outros serviços.

Pub

O CM sabe que a primeira amostra de água foi enviada e analisada por técnicos do Instituto Ricardo Jorge e detetou a presença da bactéria. Seguidos os procedimentos normais neste tipo de casos, foi realizada uma segunda análise que revelou que as bactérias não se multiplicaram. Por outro lado, o resultado foi negativo para a estirpe mais perigosa da bactéria Legionella, que provoca a denominada doença do legionário - uma forma de pneumonia grave.

Questionado pelo CM, o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) Algarve, Paulo Morgado, confirmou que a primeira análise "deu positivo". No entanto, após um novo exame cultural, o resultado foi "negativo" para a espécie ‘Legionella pneumophila’. "Como não existiu risco para a saúde pública, não foi necessário fechar serviços", assegurou o mesmo responsável da ARS.

Pub

Legionella no centro de saúde de Mangualde

Análises feitas à água do Centro de Saúde de Mangualde detetaram a presença da bactéria legionella. Os responsáveis do agrupamento dos centros de saúde referem que o caso está controlado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar