Escola Alexandre Herculano no Porto sem candidatos à obra

Empresas interessadas na reabilitação da escola secundária degradada indicam que sete milhões não chegam para a empreitada.

04 de janeiro de 2019 às 09:42
A Alexandre Herculano reabre com quinze turmas, mas voltará a encerrar por um ano, reabrindo depois em 2019/2020 Foto: Direitos Reservados
30-01-2017_09_37_13 alexandre herculano.jpg Foto: D.R.
Escola Alexandre Herculano, no Porto Foto: Direitos Reservados
Escola Alexandre Herculano, no Porto Foto: Direitos Reservados
Escola Alexandre Herculano, no Porto Foto: Direitos Reservados

1/5

Partilhar

Catorze empresas mostraram-se interessadas na reabilitação da Escola Secundária Alexandre Herculano, no Porto, mas o concurso público lançado pela câmara ficou deserto. "E quase todas declararam que o preço base de 7 milhões de euros era insuficiente para a realização dos trabalhos propostos", indicou esta quinta-feira a autarquia. O edil Rui Moreira devolveu o assunto ao Governo "para que este possa tomar as competentes decisões sobre a reabilitação da sua escola".

A Parque Escolar tinha concebido, antes de 2011, um projeto no valor de 14 milhões de euros, que seriam integralmente pagos pelo Estado central. A crise levou o Governo a travar a obra, "deixando o edifício degradar--se". A autarquia recorda que, em 2014, "o Estado inscreveu, unilateral e erradamente, no quadro comunitário de apoio uma verba para cofinanciamento da reabilitação do edifício em nome do município", de menos de metade do investimento previsto no projeto.

Pub

Já no ano passado, câmara e Ministério da Educação acordaram que o município seria dono da obra – no valor reduzido de sete milhões, após readequação do projeto. A autarquia deveria custear 50% da comparticipação nacional, ou seja, menos de um milhão de euros. Perante o vazio de concorrentes, a autarquia mostra-se agora "disponível para fazer parte de uma nova solução, desde que ela não onere mais o orçamento municipal do que o previsto no protocolo já assinado".

O Ministério da Educação assumiu que a requalificação da Alexandre Herculano "é uma prioridade para o Governo" e prometeu trabalhar "afincadamente" para que as obras sejam feitas rapidamente.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar