Seis bombeiros e dez civis feridos em explosão de gás em prédio na Amadora
Explosão terá ocorrido no sétimo piso e, posteriormente, o prédio poderá ter ruido no interior.
Uma explosão de gás num prédio de 8 andares no Casal de São Brás, Amadora, provocou, na manhã desta quarta-feira, ferimentos em pelo menos seis bombeiros, um deles com gravidade – foi projetado do edifício pela força do rebentamento. Dez civis também terão também sofrido ferimentos, avançou Hugo Santos, comandante da Cooporação de Bombeiros da Amadora.
O alerta foi pelas 11h00, para o número 7 da rua José Maria Pereira. A explosão terá ocorrido no sexto piso e, posteriormente, o prédio poderá ter ruido no interior, causando os ferimentos nos bombeiros que já estavam no local, chamados para uma fuga de gás.
O bombeiro que se encontra em estado grave foi trasportado para o Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.
As imagens a que o CM/CMTV tiveram acesso mostram o último andar em escombros e danos graves nas janelas de todo o edifício, bem como danos em prédios vizinhos e em viaturas estacionadas.
Os bombeiros estão a mobilizar mais meios para o local. Já se encontram na ocorrência um total de 91 operacionais apoiados por 32 viaturas, dos bombeiros, INEM e PSP.
"Temos cerca de 39 pessoas [desalojadas]. Oito foram realojadas e 31 ficaram em soluções familiares", disse à Lusa o Comandante da Proteção Civil da Amadora, Luís Carvalho.
As pessoas desalojadas são moradoras do prédio n.º 7, onde ocorreu a explosão, e de "algumas frações do [prédio] n.º 9, que é o edifício adjacente e que não tem condições de habitabilidade".
O edifício está a ser alvo de vistorias à sua estrutura. Os danos graves indiciam a necessidade de obras prolongadas. Não há previsão para quando é que os moradores possam regressar a casa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt