Forças Armadas reforçam vigilância contra fogos com patrulhas e drones
Exército irá empenhar drones, em apoio das suas patrulhas de vigilância, no Parque Natural da Serra de São Mamede.
As Forças Armadas vão reforçar, durante os próximos dias, o dispositivo nacional de vigilância e deteção de incêndios rurais, pelo risco máximo devido ao calor.
Esse reforço, até segunda-feira, será com "vigilância aérea por aeronaves tripuladas, bem como, com a realização de patrulhas terrestres do Exército e da Marinha, apoiadas por sistemas aéreos não tripulados", explica o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
A Marinha será reforçada com drones e operadores vindos do Comando Operacional da Madeira, operando entre as 8h00 e as 20h00 no Parque Natural da Arrábida e Costa Vicentina.
Já o Exército irá empenhar drones, em apoio das suas patrulhas de vigilância, no Parque Natural da Serra de São Mamede.
"O empenhamento destes drones e dos meios aéreos tripulados no continente será assegurado, de forma excepcional, enquanto se mantiver a suspensão de operação com drones "Ogassa", na sequência de um acidente com um destes aparelhos no passado dia 11 de agosto", afirma o EMGFA.
"Toda a operação será realizada em coordenação com a Guarda Nacional Republicana e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com a monitorização do Comando Conjunto para as Operações Militares do Estado-Maior-General das Forças Armadas", é descrito.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt