Manifestação coincidiu com reunião de ministros da Agricultura da União Europeia.
suinicultores
O Ministro da Agricultura garantiu na segunda-feira que vai abrir uma linha de crédito de 20 milhões de euros para ajudar os empresários do setor da suinicultura. A intenção foi anunciada após o Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia, que teve lugar esta segunda-feira em Bruxelas. Na mesma altura, em Portugal, os produtores de leite e carne juntavam-se numa manifestação que começou em Vila do Conde e foi considerada pela Confederação Nacional da Agricultura "a maior de sempre". Duas mil pessoas e 280 tratores fizeram o percurso até Matosinhos para denunciar a crise no setor.
A redução da produção de carne e de produtos derivados do leite foi outro assunto que teve o acordo entre os Estados-membros da UE e uma das principais preocupações dos produtores. "Os excedentes da Europa invadem o mercado português a um preço de importação baixo e isso é mau para nós porque não há capacidade para o mercado absorver o nosso produto", diz Carlos Moreira, produtor de leite.
Quatro das principais associações de produção de leite e carne do Norte do País entregaram um documento explicativo das maiores preocupações dos empresários destes setores à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte. "Queremos que o Governo saiba que estamos a vender o litro de leite a perto de 20 cêntimos quando o valor normal deveria rondar os 34 cêntimos. Assim não conseguimos continuar neste setor", disse Miguel Silva, presidente da Associação dos Jovens Agricultores do Distrito do Porto.
O protesto seguiu em marcha lenta até à porta de duas superfícies comerciais – Continente e Pingo Doce –, onde o mesmo documento foi entregue. "É um ato simbólico para que os gestores da Jerónimo Martins e da Sonae saibam que a nossa realidade é insuportável e que percebam que não estamos contra a distribuição. Precisamos deles para que se possa consumir mais produtos nacionais", explicou Fernando Cardoso, da Federação Nacional das Cooperativas de Leite e Laticínios.
Os protestos no setor agrícola têm-se sucedido e intensificado. Na sexta-feira passada, também os suinicultores bloquearam um dos principais acessos a Lisboa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.