page view

Chefe da máfia Calabresa apanhado com Covid-19 pela PJ em hospital de Lisboa

Francesco Pele era procurado pelas autoridades desde 2007 para cumprir pena de prisão perpétua. Foi detido no Hospital de São José.

29 de março de 2021 às 20:56

Lidera uma das organizações criminosas mais famosas do mundo e figurava na lista dos 30 fugitivos mais perigosos procurados pela polícia Italiana: Francesco Pelle, cabecilha da máfia da região italiana da Calábria e o responsável pelo controlo da entrada de cocaína na Europa, foi detido esta segunda-feira pela Polícia Judiciária, em Lisboa.

Segundo apurou o CM, o mafioso italiano, conhecido como ‘Ciccio Paquistanês’, estava internado no Hospital de São José, na capital, a receber tratamento para a Covid-19.

A captura do fugitivo partiu de colaboração das Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária com a Interpol. A polícia procurava o rasto do criminoso italiano desde 2007, tendo perdido o seu rasto em Milão, em 2019.Nesta altura, o chefe da máfia calabresa viu o Supremo italiano confirmar a sua condenação a prisão perpétua por homicídio, relativo a dois massacres com famílias rivais, um dos quais resultou na morte de Maria Strangio, mulher de Gianluca Nirta, à data cabecilha da família Strangio-Nirta, principal rival de Pelle no controlo do crime na região da Calábria. No outro caso, a violência deveu-se a subsequente ajuste de contas entre os grupos rivais que causou seis mortes à frente de uma pizzaria em Duisburg, na Alemanha.

Não é a primeira vez que Francesco Pelle é detido num hospital. Em setembro de 2008 o líder da máfia calabresa foi preso pela polícia italiana quando se encontrava com identidade falsa num hospital italiano. Para prender Pelle os agentes da polícia infiltraram-se no hospital de Pavia disfarçados de médicos conseguindo, assim, evitar a fuga do mafioso. A ação alemã foi a primeira da máfia calabresa fora de Itália e fez disparar os alarmes da polícia que multiplicou as operações com vista à aniquilação do sanguinário clã.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8