page view

Buscas "noite dentro" para encontrar jovem desaparecido em desabamento de prédio em Lisboa

Vereador da Proteção Civil sublinha que "todas as intervenções obrigam a grande precaução".

20 de dezembro de 2020 às 14:05

Um jovem de 24 anos está por localizar após uma explosão seguida do desabamento de um prédio este domingo de manhã, no centro de Lisboa, informou o vereador da Proteção Civil da Câmara de Lisboa, admitindo que possa estar debaixo dos escombros.

O desaparecido trata-se do filho do ferido grave que resultou do incidente.

Os trabalhos de busca pelo jovem vão continuar "noite dentro", disse o vereador da Proteção Civil, admitindo que "é uma contagem contra o tempo" para encontrá-lo vivo.

A carregar o vídeo ...

Vereador da Proteção Civil de Lisboa garante que equipas "não vão sair" até encontrar jovem desaparecido

"Continua a verificar-se que falta uma pessoa e, enquanto não a encontrarmos, não vamos sair daqui", afirmou o vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Castro, num balanço aos jornalistas, pelas 20h00.

Passadas 12 horas desde a explosão, incêndio e derrocada do prédio n.º 41 da rua de Santa Marta, na freguesia de Santo António, em Lisboa, Carlos Castro disse que "todas as intervenções obrigam a grande precaução".

Segundo Carlos Manuel Castro, foram retiradas 47 pessoas dos edifícios contíguos, que serão avaliados durante a tarde, para perceber se há condições para os moradores regressarem.

De acordo com o responsável, estas 47 pessoas estão a ser apoiadas, tendo algumas delas sido encaminhadas para junto de amigos ou familiares.

Relativamente às operações de busca, o vereador da Proteção Civil reforçou que "não pode ser feita uma intervenção de forma bruta, sem qualquer cuidado", destacando as condições de segurança de todos os operacionais, inclusive policias, elementos da proteção civil e bombeiros.

"Só podem entrar no perímetro do edifício quando houver condições de segurança, essas condições não estão garantidas, estão a ser criadas aos poucos e poucos essas condições", adiantou Carlos Castro.

As equipas cinotécnicas da Polícia de Segurança Pública (PSP) e do Regimento Sapadores de Bombeiros de Lisboa têm feito várias intervenções, "já têm condições de progressão maior, foi desimpedido o acesso à escada para a entrada dos caninos, mas em qualquer das entradas que foram feitas, até ao momento, não se detetou nada".

A carregar o vídeo ...

Imagens de drone mostram prédio que desabou após explosão no centro de Lisboa

"Os trabalhos estão concentrados na remoção dos escombros à frente do edifício, para que permitam às equipas cinotécnicas entrar dentro do edifício", afirmou o vereador.

A Proteção Civil fez uma primeira análise aos edifícios contíguos, que "apresentam danos estruturais, mas não há risco de ruírem".

A carregar o vídeo ...

Vídeo amador capta momento em que as chamas começam a consumir prédio que desabou em Lisboa

"Os cães estão prontos para intervir" para continuar as buscas pelo desaparecido, disse o vereador da Proteção Civil da Câmara de Lisboa, Carlos Castro.

A vítima em estado grave foi conduzida ao hospital e as outras quatro já tiveram alta hospitalar.

"Os cães estão prontos para intervir" para continuar as buscas pelo desaparecido, disse o vereador da Proteção Civil da Câmara de Lisboa, Carlos Castro.

A vítima em estado grave foi conduzida ao hospital e as outras quatro já tiveram alta hospitalar.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8