Vizinhos lamentam sucedido enquanto decorrem buscas por dois desaparecidos. Duas pessoas foram encontradas sem vida.
Primeiras imagens mostram barco que engoliu quatro pessoas em Tróia
A manhã de domingo foi trágica para quatro pessoas que seguiam num barco de recreio, em Troia. Até ao momento apenas foi resgatado um tripulante com vida; duas pessoas foram encontradas mortas e outras duas seguem desaparecidas.
Francisco Neves era o mais novo dos tripulantes, tinha apenas 13 anos e pescava com o pai, Ricardo Neves. O corpo da criança já foi recuperado, sem vida.
O naufrágio
O barco terá naufragado pelas 7h00, mas o alerta só chegou às autoridades por volta das 10h00. timoneiro da embarcação 'Lingrinhas', um homem com 62 anos, foi o primeiro a ser retirado da água. Mais tarde, por volta das 14h20, foram retirados da água os corpos das duas vítimas mortais.
Um dos corpos foi localizado pela Lancha da Polícia Marítima e o helicóptero da Força Aérea avistou o outro, ambos os corpos estavam perto da embarcação que naufragou.
Francisco Neves, de 13 anos, uma das vítimas mortais, tinha ido à pesca com o pai, Ricardo Neves.
Segundo a Autoridade Marítima Nacional, na embarcação ia um homem com cerca de 45 anos (José) e o filho de 13 anos (Francisco) e dois jovens.
Os moradores de Grândola lamentam o sucedido com muita emoção e falam numa "tragédia muito grande".
Filho pediu para ir à pesca
Francisco, vítima resgatada, terá pedido ao pai - que tinha ido para o mar no sábado - para ir com ele pescar. O pai voltou a Troia no dia seguinte e levou, além do filho, os irmãos Gabriel e José.
A embarcação que tinha sido usada no sábado não tinha lugar para Francisco, daí o impedimento de seguir para o oceano nesse dia.
O menor foi resgatado com colete salva-vidas, no domingo. A outra vítima resgatada não o usava.
Investigações ao sucedido abertas
A investigação às mortes está a cargo da Polícia Marítima de Setúbal e foi comunicada no domingo ao Ministério Público, para a remoção dos corpos e realização de autópsia.
A abertura de um inquérito por acidente marítimo foi feita esta segunda-feira pelo capitão do Porto de Setúbal, comandante Serrano Augusto.
Relato do único sobrevivente resgatado O timoneiro da embarcação que naufragou revelou que o mar "cresceu muito" e que uma onda terá virado a embarcação. Sublinhou que assim que o barco se afundou, deixou de ver as outras quatro pessoas. O homem explicou que o acidente se deu muito rápido e que não teve tempo de fazer nada. Acrescentou que não conhecia os tripulantes, que iriam fazer pesca desportiva. Corpos já reconhecidos
Os dois corpos já recuperados da tragédia ao largo de Tróia, em que um barco de pesca desportiva virou, estando desaparecidas duas pessoas, já foram reconhecidos pelas famílias.
Tratam-se de Francisco Neves, de 13 anos, e de Gabriel Caeiro.
Bispo reza pelas vítimas
O bispo de Setúbal, cardeal Américo Aguiar, reagiu ao naufrágio ao largo de Tróia. O cardeal disse que as "orações" estão com as famílias dos desaparecidos.
"Ao tomarmos conhecimento do naufrágio desta manhã, ao largo de Tróia, as nossas orações estão em comunhão com os náufragos, com as suas famílias e com os vários agentes das autoridades de segurança, proteção civil e bombeiros. Que Maria, Senhora de Tróia, Senhora da Arrábida, interceda junto do seu filho, Senhor do Bonfim, pelo resgate destes nossos irmãos", afirmou o bispo de Setúbal.
Buscas com muitos meios
As buscas pelos tripulantes que continuam desaparecidos foram retomadas esta manhã, na Praia Atlântica. No local estiveram meios da Polícia Marítima e da Marinha Portuguesa, com lanchas, drones e navios.
A operação foram suspensas na noite desta segunda-feira e, na terça-feira, serão alargadas "oito milhas náuticas", disse a Polícia Marítima, citada pela Lusa.
As buscas por mar, terra e ar serão retomadas na terça-feira, indicou o capitão do Porto de Setúbal e comandante-local da Polícia Marítima, Serrano Augusto, adiantando que o perímetro vai ser alargado.
"Vamos alargar um bocadinho mais as buscas para as oito milhas náuticas, ou seja, cerca de 15 quilómetros, tanto para norte, como para oeste da posição" em que está sinalizado o naufrágio da embarcação, precisou.
Esta decisão foi tomada porque, nos trabalhos efetuados até ao momento, "não houve relatos nenhuns de avistamentos, nem pelo pessoal envolvido nas buscas, nem por outras embarcações que navegam na zona", justificou.
Assim, na terça-feira, "aos primeiros alvores do dia, às 7h30", a operação vai ser reiniciada e deverá abranger uma zona "até ao sul da Praia da Comporta". O navio patrulha da Marinha NRP Viana do Castelo vá ser substituído pelo NRP Sines, indicou.
"Vamos contar com uma lança salva-vidas, um veículo todo-o-terreno, para percorrer o areal, e dois drones, um da Autoridade Marítima Nacional e outro do Centro de Experimentação Operacional da Marinha, que se vão revezar", assinalou, referindo que estes meios envolvem o empenhamento de elementos da Polícia Marítima, da AMN e da Marinha Portuguesa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.