page view

Artigo exclusivo

Ministério da Defesa proíbe expressões nas Forças Armadas como “porta-te como um homem” e “deixa-te de mariquices”

Ministério mandou eliminar expressões que rebaixem mulheres, como “pareces uma menina” ou “deixa-te de mariquices”.

30 de setembro de 2020 às 01:30

A decisão consta de um documento, da secretaria-geral do ministério dirigido por João Gomes Cravinho, à qual o CM teve acesso, com o título “Diretiva sobre a Utilização de Linguagem Não Discriminatória”. A mesma visa, é explicado, o “desenvolvimento e implementação de uma estratégia de comunicação no MDN que promova a IMH [igualdade entre mulheres e homens] e a não discriminação”. As orientações destinam-se aos serviços centrais do ministério, ao Estado-Maior-General das Forças Armadas e aos três ramos - Exército, Marinha e Força Aérea -, a quem foram divulgadas.

O “documento destina-se a produzir algumas orientações (...) com vista à utilização de uma política de comunicação inclusiva em todos os documentos oficiais, seja na forma escrita, na oralidade e na imagem”, explica. Salienta a “importância para a utilização de uma linguagem sensível ao género” e a prevenção “da utilização de linguagem discriminatória”, contribuindo para “a eliminação dos estereótipos existentes”. Ficam sujeitos à diretiva todos os documentos oficiais, até mesmo as decisões de dirigentes do ministério e chefes militares e respetivas comunicações internas e externas, “incluindo ofícios”, bem como informações, pareceres e memorandos. Também documentos de recrutamento e gestão de pessoal, apresentações institucionais e de formação e guiões de cerimónias, notas de imprensa, notícias e redes sociais devem utilizar apenas “termos neutros” em substituição do costume do masculino plural: “os políticos” passam, por exemplo, a “a classe política”.

“A utilização de uma linguagem sensível ao género destina-se a eliminar as perceções estereotipadas dos papéis de cada pessoa em função do género”, descreve a diretiva.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8