page view

Desviam milhão com ex-presidente do Leiria

PJ prendeu cúmplices de João Bartolomeu, o ex-presidente da União de Leiria, num esquema de letras falsas.

01 de novembro de 2013 às 15:39

Dois homens, um comerciante de madeiras, de 44 anos, e um gestor, de 41, são suspeitos de participarem, com o ex-presidente da União de Leiria, João Bartolomeu, num esquema de falsificação de letras, com o qual lesaram vários bancos em mais de um milhão de euros. Foram detidos anteontem, pela Judiciária de Leiria, em Braga e Guimarães. São presentes hoje a tribunal, em Leiria.

Os três conheceram-se no âmbito dos negócios profissionais que tinham, no ramo da comercialização de madeiras, e engendraram o esquema, que colocaram em prática entre novembro de 2011 e abril de 2012.

Consistia na falsificação de letras, usando logotipos de empresas reais, que submetiam aos bancos, a maior parte na região de Leiria. Tratando-se de empresas reais, os bancos não suspeitavam e pagavam. Os proprietários das empresas lesadas desconheciam o esquema.

João Bartolomeu foi detido pela PJ a 15 de outubro do ano passado e foi ouvido em tribunal no dia seguinte. Saiu mediante o pagamento de uma caução de 70 mil euros. Teve de entregar o passaporte e ficou com apresentações. A polícia suspeitou que não agira sozinho.

Seguiu-se um ano de investigações, recolha de provas e a detenção dos dois suspeitos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8