page view
GNR e populares durante o combate ao incêndio que lavra desde sábado na freguesia de Lourido, Ponte da Barca
30 de julho de 2025 às 07:45

Retirados de casa cerca de 150 habitantes de quatro aldeias de Ponte da Barca

O que sabemos até agora:

-  Centenas de operacionais encontram-se no terreno a combater os fogos de Arouca, Ponte da Barca e Nisa;
 - Incêndios em Penamacor e Santarém foram dominados durante a madrugada;
- Um dos fogos mais preocupantes é o de Arouca, a lavrar desde terça-feira. O vento está a dificultar os trabalhos dos mais de 700 operacionais no local; 
- O incêndio de Ponte da Barca também continua a não dar tréguas aos bombeiros, com mais de 400 operacionais no terreno e as chamas a lavrar desde sábado;
- Grande parte do interior norte e do centro do país, em particular Bragança, Guarda e Castelo Branco, estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo dados do IPMA;
Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 23h15

Fogo em Terras do Bouro está a cerca de 200 metros de habitações

O incêndio no concelho de Terras do Bouro está a cerca de 200 metros de habitações na freguesia de Brufe, com os bombeiros a fazer uma linha de água para proteger pessoas e bens, disse o Presidente da Câmara.

Em declarações à Lusa, Manuel Tivo, que está no local, afirmou que "a preocupação neste momento", relativamente aquele incêndio, que veio de Ponte da Barca e chegou ao concelho de Terras do Bouro, "é salvar pessoas e os seus bens".

Depois, é extinguir o incêndio para que se salvaguarde o património natural daquela zona. Ao todo, o presidente da Câmara estima que estejam em risco cerca de 70 habitações, contando com as de residentes, mas também as de turismos rural e de emigrantes.

O que espera agora o autarca é que os ventos ajudem esta noite ao trabalho dos 60 operacionais, que estão a evitar que o fogo chegue às habitações. E deixa um apelo à Proteção Civil para que, na próxima madrugada reforce meios para o combate aquele incêndio.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 22h58

Retirados de casa cerca de 150 habitantes de quatro aldeias de Ponte da Barca

, por razões de segurança, face à proximidade das chamas do incêndio que deflagrou, sábado, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, adiantou que "os habitantes dos lugares da Igreja, em Britelo, Sobredo, Germil e Lourido, na Serra Amarela, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) estão a ser concentrados nos pontos da Aldeia Segura, definidos para cada uma das localidades, para serem transferidos para o centro escolas de Entre Ambos-os-Rios".

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 22h22

Situação em Arouca "está estabilizada" e sem situações que suscitem "maior preocupação"

A situação dos incêndios em Arouca "está estabilizada", embora com alguns reacendimentos, e sem desenvolvimentos que suscitem "maior preocupação", segundo comunicado divulgado há minutos pela Câmara Municipal do concelho, citando informações da Proteção Civil.

"A situação estabilizada no município" de Arouca, lê-se na nota da Câmara que cita informações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Adiantando que e embora se tenham verificado "vários reacendimentos", estes "têm sido prontamente combatidos pelos meios terrestres com o apoio das máquinas de rastos e meios aéreos, não havendo, presentemente, nenhuma situação que suscite maior preocupação".

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 20h14

Fogos em Recarei e Aguiar de Sousa em fase final de controlo

Os incêndios nas freguesias de Aguiar de Sousa e Recarei, em Paredes, estão em fase final de controlo, revelou a Câmara Municipal numa publicação na sua página no Facebook.

No mesmo texto, publicado cerca das 19h30, a autarquia do distrito do Porto informa que no terreno, no combate aos incêndios, encontram-se 261 operacionais, 84 meios terrestres e quatro meios aéreos. A publicação acrescenta que os responsáveis do município continuarão atentos ao rescaldo.

A meio da tarde, o presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida manifestou-se preocupado com a eventual chegada das chamas ao lugar de Aguiar, na povoação de Aguiar de Sousa.

O alerta para o incêndio que deflagrou em Recarei foi dado pelas 10h47.

A Autoestrada 41 (A41), que passa em Recarei, foi cortada ao trânsito nos dois sentidos ao início da tarde entre Paços de Ferreira, no distrito do Porto, e Espinho, no distrito de Aveiro.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 20h13

Falta de condições de segurança impede mais meios aéreos em Arouca

A rurais no norte de Portugal, em particular no concelho de Arouca.

Em declarações aos jornalistas, o adjunto de operações nacional, Carlos Pereira, disse que a partir das 14h00 desta quarta-feira houve "uma dificuldade extremamente elevada de empenhar meios aéreos" para o incêndio de Arouca, devido à falta de visibilidade por causa do fumo no céu.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 20h12

Incêndio em Ponte da Barca "é facada no coração" do único parque nacional do país

O vice-presidente da Câmara de Ponte da Barca, José Alfredo, disse, esta quarta-feira, que o " do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), único parque nacional do país.

"O coração do PNPG está a arder, literalmente. Hoje o parque leva uma facada no coração. Os impactos deste incêndio terão efeitos num futuro muito longo", afirmou o vice-presidente da Câmara de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 19h00

Chamas reacendem em Alcanede próximas da aldeia de Casais da Espinheira

O incêndio de Alcanede, Santarém, que estava em fase de rescaldo, reacendeu-se, na tarde desta quarta-feira, na localidade de Casais da Espinheira.

As chamas deflagram bastante próximas da estrada e da aldeia, o que tem preocupado os moradores.

No combate ao fogo, estão vários meios aéreos e terrestres de várias corporações da região, incluindo os bombeiros de Torres Vedras, Óbidos e Cadaval.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 18h54

Fogo de Alcanede consumiu mais de 200 hectares com estragos em habitações

O , afetou uma exploração pecuária e causou danos em várias habitações, encontrando-se desde esta manhã em conclusão, segundo os bombeiros da localidade.

De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcanede, Filipe Regueira, o fogo começou numa zona de eucalipto e propagou-se rapidamente devido à intensidade do vento, que dificultou o combate às chamas.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 18h51

Chamas em Arouca ameaçam entrar novamente em Castelo de Paiva

O presidente da Câmara de Castelo de Paiva, José Rocha, revelou pelas 18h30 à Lusa a possibilidade do incêndio em Arouca voltar a passar para o seu concelho, no lugar de Gondra.

"Temos situações pontuais de reacendimentos, sendo que no lugar de Gondra há uma situação que causa alguma preocupação com a possível junção do fogo que vem de Arouca do lado do lugar de Folgosinho", relatou o autarca, que precisou terem-se apercebido do perigo há cerca de uma hora (17:30).

Dado estar em curso as operações de rescaldo e vigilância do incêndio que desde segunda-feira lavra em Arouca e que passou ao início da tarde desse dia para Castelo de Paiva, o regresso das chamas impulsionado pelo incêndio no concelho vizinho foi "salvaguardada desde o primeiro momento", disse.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 18h37
Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 18h03

Mais de 1700 operacionais e 560 viaturas no combate aos principais fogos

Os , segundo a Proteção Civil.

De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no fogo que deflagrou na segunda-feira no concelho de Arouca, distrito de Aveiro (e que já passou para o concelho de Castelo de Paiva), estão empenhados 725 operacionais, 257 viaturas e dois meios aéreos.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 17h41

Sem meios aéreos intensidade do fogo aumenta em Vitorino de Piães, Ponte de Lima

O comandante responsável pelas operações ao incêndio que lavra desde segunda-feira em Ponte de Lima disse estar "preocupado" com a frente de fogo que ameaça a freguesia de Vitorino de Piães e que não conta com apoio de meios aéreos.

"Nesta altura [17h19] a frente de fogo que mais me preocupa é a de Vitorino de Piães. Houve um aumento da intensidade do fogo. Continua a ter seis quilómetros de extensão, mas as chamas aumentaram de intensidade", referiu Carlos Lima.

Carlos Lima, que é também comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, adiantou que o "vento forte e a temperatura elevada determinaram o aumento da intensidade do fogo".

"Temos ainda uma segunda frente ativa, com pequenos reacendimentos em Rebordões (Santa Maria) freguesia onde o incêndio deflagrou na segunda-feira, às 22h47 e, na Correlhã".

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 17h13

Portugal pediu imagens de satélite mas ainda não ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil

Portugal pediu assistência de satélite à União Europeia (UE), através do sistema Copernicus, mas ainda não ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, indicou, esta quarta-feira, à Lusa a Comissão Europeia.

Segundo a Comissão Europeia, "ainda não foi feito um pedido para ativar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil", mas a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) pediu imagens de satélite para os incêndios que afetam os municípios de Arouca, no distrito de Aveiro, e Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo.

Cerca de três mil operacionais das forças de segurança e socorro estavam mobilizados esta quarta-feira, ao início da tarde, para o combate às chamas em diferentes distritos, sendo o fogo rural de Arouca (que deflagrou na segunda-feira e passou para o concelho de Castelo de Paiva) o que mobiliza mais meios, com mais de 770 operacionais.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 17h13

Bombeiros esperam dominar chamas em Gondomar antes do anoitecer

Os as chamas do incêndio ativo em Gondomar, que começou na terça-feira em Penafiel, revelou o bombeiro Joel Castro num ponto de situação feito às 16h00.

"Contamos que essa hora [em que as chamas estão dominadas] seja ainda antes do cair da noite, mas como é óbvio não temos uma hora prevista, porque depende da situação dos ventos, que é um fator muito importante no controlo dos incêndios", declarou o profissional dos Bombeiros Voluntários de Melres.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 17h11

Único helicóptero do centro aéreo do Alto Minho inoperacional após embate em ramada

O após ter embatido, esta quarta-feira, numa ramada de videiras, em São Jorge e Ermelo, disse à Lusa o presidente da Câmara.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 16h27

Esforço do combate ao fogo em Paredes centrado em salvar casas em Aguiar de Sousa

O presidente da Câmara de Paredes afirmou esta quarta-feira que o fogo que lavra no concelho tem duas frentes ativas e as atenções estão viradas para o lugar de Aguiar, para a salvaguarda da povoação de Aguiar de Sousa.

"O incêndio em Recarei ainda não está dominado porque é uma mancha florestal muito grande, e depois temos outro foco, no lugar da Aguiar, em Aguiar de Sousa", revelou o autarca Alexandre Almeida, confirmando haver o risco de as chamas "chegarem a algumas habitações".

Segundo o autarca daquele concelho do distrito do Porto, no caso das chamas em Recarei, no lugar do Bustelo, o combate "vai ter de esperar".

"Estamos a ter que levar alguns meios que eram também necessários nesse local para o lugar de Aguiar, e assim vai continuar enquanto este não estiver dominado", disse.

Pelas 16h00, a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) indicava que o incêndio estava a ser combatido por 162 operacionais, 49 viaturas e um meio aéreo.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 16h03

Ponte da Barca pediu ao Governo que acione Mecanismo Europeu de Proteção Civil

O presidente da Câmara de Ponte da Barca pediu esta quarta-feira ao Governo para acionar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil ou outros acordos bilaterais com outros países para combater o incêndio no PNPG.

"Falei com a ministra da Administração Interna. Pedi-lhe para acionar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil ou acordos bilaterais com Espanha ou com outros países que achar mais rápidos que ajudem a combater este flagelo, quer em Ponte da Barca quer no país", afirmou à Lusa, Augusto Marinho.

O pedido do autarca social-democrata surge depois vários apelos que tem vindo a dirigido ao Governo, sem sucesso, para reforço dos meios aéreos para combate ao incêndio que começou no sábado no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

"É impossível combater este incêndio com apenas um meio aéreo. Esta frase diz tudo. Estou indignado, revoltado", afirmou à Lusa Augusto Marinho.

O Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia visa coordenar a resposta a emergências e desastres, oferecendo assistência a países afetados por catástrofes naturais ou de origem humana.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 15h33

Fogo em Algueirão-Mem Martins em resolução

O incêndio em área de mato em Algueirão-Mem Martins, concelho de Sintra, que lavrava desde o início da tarde desta quarta-feira numa área próxima a habitações, mas sem pô-las em risco, está em fase de resolução, segundo a Proteção Civil.

A indicação foi feita na página da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, consultada pela Lusa pouco depois das 15h00.

Fonte da Proteção Civil disse cerca das 14h10 à Lusa que o fogo estava próximo a casas, mas não havia perigo para as habitações, adiantando que a área em causa era o Casal de São José.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 15h24

Chamas em Gondomar ameaçam povoações de Montezelo e Altocentro

As povoações de Montezelo e Altocentro, em Melres, concelho de Gondomar, estão ameaçadas pelas chamas do incêndio que começou na terça-feira em Penafiel, revelou à Lusa fonte dos bombeiros de Melres.

Ainda assim, prosseguiu a fonte, não foi ainda dada ordem para que as povoações sejam evacuadas.

A fonte explicou que, pelas 14h50, não havia vento a soprar na zona, mas que as chamas continuavam fortes.

Segundo o 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 14h55 este incêndio no distrito do Porto estava a ser combatido por 178 operacionais, apoiados por 47 viaturas e três meios aéreos.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 15h13
Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 15h01

Fogo em Paredes combatido por mais de 100 homens ameaça povoação de Aguiar de Sousa

A povoação de Aguiar de Sousa, em Paredes, está ameaçada pelas chamas do incêndio que deflagrou esta quarta-feira às 10h47 em Recarei, naquele concelho do distrito do Porto, revelou à Lusa fonte dos bombeiros de Cête.

"Há habitações e pessoas em risco", revelou a fonte daqueles bombeiros voluntários do concelho de Paredes.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 14h08

Autarca estima que arderam 3 mil hectares em Penamacor e Idanha-a-Nova

O incêndio que deflagrou na segunda-feira em Penamacor encontra-se em fase de consolidação de rescaldo, com os meios a circundar o perímetro ardido, cerca de 3.000 hectares, disse o presidente do município, António Luís Beites.

"O incêndio efetivamente está em resolução e prosseguem as operações de consolidação de rescaldo e pontos quentes", adiantou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional da Beira Baixa.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 14h01

Incêndio em Mem Martins mobiliza mais de 100 operacionais e um meio aéreo

Um incêndio deflagrou em Algueirão–Mem Martins, Sintra, numa zona de mato na tarde desta quarta-feira. No local estão 115 operacionais apoiados por 29 veículos e um meio aéreo. 

Ao que o CM apurou junto de elementos da Proteção Civil, não existem casas em risco até ao momento. 

A carregar o vídeo ...

VÍDEO: Direitos Reservados

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 13h57

Fogo em Arouca com menos intensidade e sem colocar casas em perigo

O incêndio que deflagrou na segunda-feira em Arouca, no distrito de Aveiro, continua ativo, mas a lavrar com pouca intensidade e sem colocar casas em perigo, disse esta quarta-feira à Lusa o comandante da corporação local de bombeiros.

Num ponto de situação feito às 08h45, José Gonçalves adiantou que "os trabalhos de noite foram difíceis devido aos difíceis acessos, mas a situação esta manhã está mais calma".

"O fogo está ativo, ainda que a arder com pouca intensidade. Não há casas em perigo", disse o comandante dos bombeiros de Arouca.

A mesma fonte especificou que os focos mais críticos localizam-se nas zonas de Santa Eulália, Ribeiro Grande e Arressaio, bem como Folgosinho, mas este com menos intensidade.

Em causa está um incêndio que já passou por várias freguesias do concelho e que lavra há três dias.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 13h42

Mais de 1.800 operacionais e 580 viaturas no combate aos principais fogos

Os sete principais incêndios a lavrar esta quarta-feira em Portugal continental estavam às 12h45 a ser combatidos por mais de 1.800 operacionais, apoiados por quase 580 viaturas e 19 meios aéreos, segundo a Proteção Civil.

De acordo com a página da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no fogo que deflagrou na segunda-feira no concelho de Arouca, distrito de Aveiro (e que já passou para o concelho de Castelo de Paiva), estão empenhados 780 operacionais, 267 viaturas e sete meios aéreos.

Este é o maior fogo incluído pela Proteção Civil na lista de incêndios rurais em curso (ainda não dados como dominados/em resolução) de entre as denominadas "ocorrências significativas", assim descritas pela sua duração ou pelo número de meios envolvidos.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 13h20

Fogo que começou em Penafiel e chegou a Gondomar mantém três frentes ativas

O incêndio que deflagrou na terça-feira em Penafiel e alastrou a Gondomar continua esta quarta-feira com três frentes ativas, mas a caminhar para a resolução, disse o comandante dos Bombeiros Voluntários de Melres, Joel Castro.

Num ponto de situação feito aos jornalistas, às 12h15, o comandante indicou que a zona de Vilarinho, no concelho de Gondomar, é a que causa mais preocupação.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 12h58

A41 cortada entre Paços de Ferreira e Espinho

A Autoestrada 41 (A41), no distrito do Porto, foi cortada esta quarta-feira ao início da tarde entre Paços de Ferreira e Espinho, em ambos os sentidos, indicou a GNR, numa atualização das vias interditadas devido aos incêndios rurais.

O balanço refere-se à situação às 12h30, segundo a nota divulgada, e mantém os dois cortes anteriormente registados na Estrada Nacional 225 (EN225), entre Alvarenga/Nespereira e Vila Viçosa, Travanca, no distrito de Aveiro, e na EN18, entre Vila Velha de Ródão (distrito de Castelo Branco) e Nisa (Portalegre).

Em diferentes localidades das regiões Norte, Centro e Alentejo foram nos últimos dias evacuadas povoações, por prevenção, com os autarcas a pedirem mais meios operacionais para o terreno. Alguns bombeiros ficaram feridos sem gravidade durante as operações e houve também moradores assistidos.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 12h29

Fogo em Nisa terá consumido mil hectares, situação "ainda preocupante"

O incêndio que deflagrou na terça-feira em Nisa, distrito de Portalegre, deverá ter consumido uma área de floresta de cerca de mil hectares, sendo considerada "ainda preocupante" a situação no terreno, segundo a Proteção Civil.

Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo precisou à Lusa que o incêndio rural foi dado como dominado às 07h25 desta quarta-feira.

Contactado pela agência Lusa, o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, Rui Conchinha, indicou que o fogo deverá ter consumido uma área de mil hectares, mas alertou que "ainda falta auferir mais ao pormenor" esse dado, tendo em conta que "a ocorrência ainda não fechou".

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 12h28

Fogo de Ponte da Barca alastrou para Terras de Bouro

O incêndio que deflagrou no sábado em Ponte da Barca, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), alastrou na manhã desta quarta-feira ao concelho vizinho de Terras de Bouro, no distrito de Braga, indicou fonte da Proteção Civil.

Em declarações à agência Lusa, pelas 11h40, o comandante Marco Domingues, do comando sub-regional do Ave, disse que o fogo entrou na manhã desta quarta-feira no concelho de Terras de Bouro, acrescentando que os meios estão no terreno a combater as chamas e a fazer proteção no sentido de impedir que o incêndio chegue a algumas localidades de Terras de Bouro, em pleno PNPG.

O presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, indicou à Lusa que o incêndio segue na direção das localidades de Coutelo, Vergaço e Cortinhas.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 12h04

Autarca de Ponte da Barca pede "ajuda para salvar" aldeia de Germil

O presidente da Câmara de Ponte da Barca pediu esta quarta-feira ajuda com reforço de meios aéreos para "salvar" a aldeia de Germil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), em risco de "ficar cercada" pelo fogo.

"As chamas estão a 300 metros da aldeia. Se não houver reforço de meios aéreos a aldeia vai ficar cercada pelas chamas", afirmou à Lusa Augusto Marinho.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 11h43

Incêndio que começou em Arouca sem frentes ativas em Castelo de Paiva

O incêndio que lavra desde segunda-feira em Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, entrou em fase de rescaldo e vigilância, indicou esta quarta-feira a Câmara Municipal.

"Neste momento não existem frentes de fogo ativas no nosso concelho. Atualmente, os elementos da proteção civil encontram-se no terreno em fase de rescaldo e contínua vigilância", lê-se num ponto de situação publicado cerca das 10h30 nas redes sociais do Município de Castelo de Paiva.

A circulação na Estrada Nacional 224, entre Castelo de Paiva e Arouca, permanece condicionada. 

A carregar o vídeo ...

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 11h14

Arouca com 4 mil hectares de área ardida e muitos prejuízos

O incêndio que deflagrou na segunda-feira em Arouca já consumiu 4 mil hectares de área e provocou muitos prejuízos que têm de ser avaliados, disse esta quarta-feira a presidente do município do distrito de Aveiro, Margarida Belém.

Em declarações aos jornalistas num ponto de situação feito às 10:00, junto ao quartel dos bombeiros de Arouca, Margarida Belém disse que terá de ser feita uma "avaliação exaustiva" dos "prejuízos para a comunidade".

"Não temos nenhuma casa de primeira habitação ardida, mas temos muitos danos em habitações. O foco é recuperar o território assim que as condições o permitirem (...) É momento para agradecer, mas também de fazer a avaliação dos estragos. Em área ardida, só no território de Arouca são 4 mil hectares".

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 10h48

Fogo em Ponte da Barca aproxima-se da aldeia de Germil no parque da Peneda-Gerês

O presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, afirmou esta quarta-feira estar "muito preocupado" com a progressão do incêndio para a aldeia de Germil, no Parque Nacional da Peneda - Gerês.

"Durante a noite e madrugada o incêndio progrediu muito rápido em direção da aldeia de Germil. Dentro de uma a duas horas o fogo chega a Germil. Daí a importância dos meios aéreos. Não são para combater giestas, temos habitações diversas no território. Temos mesmo de combater o fogo para proteger as populações e não vamos ter meios aéreos empenhados em Germil", afirmou Augusto Marinho.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 10h17

Fogo em Ponte de Lima com frente de seis quilómetros ameaça habitações

O incêndio que deflagrou na segunda-feira em Ponte de Lima tem esta quarta-feira uma frente ativa de seis quilómetros que chegou à freguesia Vitorino de Piães e que ameaça habitações localizadas na linha de fogo, disse o comandante de operações.

Em declarações à agência Lusa, às 09h30, o comandante dos bombeoros, Carlos Lima, lamentou a falta de meios aéreos no combate às chamas para travar esta frente de fogo.

"Esta frente está a preocupar-nos muito. O vento está a favor dos bombeiros. A única dificuldade é aceder à frente de fogo. A informação que tenho é que não há meios aéreos para este teatro de operações. Dizem-nos que há outras prioridades no país e que para este incêndio não há disponibilidade de meios aéreos", referiu.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 10h10

Castelo de Paiva com focos ativos mas situação "está mais controlada"

O incêndio que lavra em Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, continua com focos ativos, mas a situação está mais controlada" esta quarta-feira, disse o presidente da Câmara Municipal, acreditando que durante o dia entre em resolução.

"Se as condições ajudarem e se não houver nada de transcendente, esperamos que esta quarta-feira fique resolvido", disse o autarca.

Segundo José Rocha, pelas 09h00, os focos mais críticos situavam-se na zona de Gondra e São Pedro do Paraíso, e ao início da manhã ocorreu um foco em Carreiros, "mas os bombeiros estão a evitar reacendimentos".

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 09h15

Três estradas nacionais cortadas em três distritos devido a incêndios rurais

Três estradas nacionais dos distritos de Aveiro, Portalegre e Castelo Branco estão esta quarta-feira de manhã condicionadas devido a incêndios rurais, anunciou a GNR.

Segundo um ponto de situação às 08h20, em causa estão, no distrito de Aveiro, a Estrada Nacional (EN) 224, com corte nos dois sentidos entre Arouca e Real, e a EN 225, com corte entre Alvarenga/Nespereira e Vila Viçosa - Travanca, também nos dois sentidos.

No comunicado enviado às redações, a GNR acrescenta, em Portalegre, a EN 18, com corte entre Vila Velha de Ródão (distrito de Castelo Branco) e Nisa (distrito de Portalegre), igualmente nos dois sentidos.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 09h12

Frente ativa em Ponte da Barca preocupa população da aldeia de Germil

O fogo que lavra em Ponte da Barca mantém-se ativo e com uma frente que está a preocupar a população da aldeia de Germil. Apesar de a intensidade do vento ter diminuído durante a madrugada desta quarta-feira, os operacionais no combate ao fogo mantêm-se alerta para uma possível alteração das condições no terreno. 

Os habitantes da aldeia de Germil consideram que deveria ter ocorrido uma maior limpeza dos terrenos durante o inverno, em declarações ao CM

A carregar o vídeo ...

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 08h54

Fogo em Arouca obriga a evacuação de aldeia

O fogo que lavra em Arouca continua a não dar tréguas e levou à evacuação da aldeia do Ribeiro Grande, com as chamas a ameaçarem a população. No combate ao incêndio estão mais de 700 operacionais no terreno, apoiados por um meio aéreo.

Os difíceis acessos estão a condicionar a atuação dos bombeiros no terreno, tendo em conta o declive acentuado do terreno onde lavram as chamas. 

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 08h09

Fogo no concelho de Nisa está dominado

O incêndio que deflagrou na terça-feira no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, foi dado esta quarta-feira de manhã como dominado, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Pelas 07h45 de esta quarta-feira, este incêndio mobilizava ainda 297 operacionais e 98 meios terrestres.

O alerta para este fogo, em zona florestal, foi dado ao início da tarde de terça-feira e levou, por precaução, à retirada de habitantes de aldeias do concelho, nomeadamente Vinagra, São Simão e Pé da Serra.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 08h06

Fogo em Ponte da Barca mantém-se ativo e é combatido por mais de 350 bombeiros

O incêndio que deflagrou no sábado, em Ponte da Barca, continua ativo. As chamas estão a ser combatidas por mais de 350 operacionais, apoiados por 128 veículos. 


Dois bombeiros e dois sapadores florestais sofreram esta terça-feira ferimentos ligeiros no combate às chamas. Também na terça-feira o presidente da Câmara de Ponte da Barca pediu ao Governo que fossem mobilizados meios aéreos pesados para combater o incêndio que deflagrou no sábado no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 08h01

Perigo máximo de incêndio rural no interior norte e no centro

Grande parte do interior norte e do centro do país, em particular Bragança, Guarda e Castelo Branco, estão esta quarta-feira em perigo máximo de incêndio rural, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esta previsão abrange sobretudo os concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Santarém.

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 07h58

Fogo em Arouca reúne mais de 700 operacionais no terreno

O incêndio florestal em Arouca, a lavrar deste terça-feira, é o que mais preocupa as autoridades, com mais de 700 bombeiros a combater as chamas no terreno e apoiados por mais de 250 viaturas e um meio aéreo, de acordo com a Proteção Civil. 

Quarta-feira, 30 de julho de 2025 às 07h46

Fogos em Penamacor e Santarém dominados de madrugada

Os incêndios em Penamacor, distrito de Castelo Branco, e em Alcanede, Santarém, foram considerados dominados pelos bombeiros durante a madrugada, disse esta quarta-feira à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Segundo a mesma fonte, o incêndio que começou na segunda-feira à tarde na localidade de Aranhas, Penamacor, foi dado como dominado cerca das 00h50 de esta quarta-feira.

A carregar o vídeo ...

Anterior

Ao minuto anterior

Terça-feira foi o dia que teve mais fogos rurais em 2025

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8