Correio da Manhã
JornalistaAutarca de Ponte da Barca espera meios aéreos pesados quarta-feira para controlar fogo
O presidente da Câmara de Ponte da Barca espera que ao início da manhã de quarta-feira sejam mobilizados meios aéreos pesados para controlar o incêndio que lavra desde sábado no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
"Espero que depois do apelo que fiz hoje [terça-feira], os meios aéreos pesados sejam intensificados amanhã [quarta-feira] de manhã. Ainda não tenho indicação quando estarão empenhados, mas espero que seja logo pela manhã", afirmou Augusto Marinho.
O autarca social-democrata que falava à agência Lusa, cerca das 22:29, no final depois de "um 'briefing' entre as entidades presentes no terreno" para definir a estratégia para quarta-feira de combate ao incêndio que deflagrou na noite de sábado no Parque Nacional da Peneda-Gerês disse que "o cenário é muito complicado".
Lusa
Seguir Autor:
Mais de 2700 operacionais combatem nove fogos de grande dimensão de norte a sul do país
Os nove incêndios de maior dimensão ativos em Portugal já mobilizam 2.731 operacionais e 881 veículos terrestres, e os que suscitam maior preocupação são os de Penamacor, Arouca e Santarém, com populações em risco, segundo a Proteção Civil.
O facto de haver populações em risco "obriga à dispersão de meios para a evitar que o fogo chegue às habitações", explicou em declarações à Lusa, o Comandante Elísio Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e isso também dificulta ao combate ao próprio incêndio.
A mesma fonte adiantou que no incêndio de Penamacor já estão "até dois grupos de combate a fogos urbanos, cada um com 30 operacionais, que esperam não tenham que atuar", mas por uma questão de prevenção foram mobilizados.
Lusa
Seguir Autor:
Fogo em Alcanede continua ativo e já causou danos em anexo de habitação e área pecuária
O incêndio florestal que deflagrou, esta terça-feira, na freguesia de Alcanede, em Santarém, mantém-se ativo e já provocou danos num anexo de habitação e numa área pecuária, informou à Lusa o Comando Sub-Regional da Lezíria do Tejo.
De acordo com a mesma fonte, o fogo continua em curso e mobiliza 342 operacionais, apoiados por 175 veículos, referindo ainda que não há populações em risco, nem foram ordenadas evacuações ou confinamentos.
O Comando Sub-Regional adianta ainda que o incêndio provocou danos numa área pecuária, onde morreram cerca de 350 leitões.
Lusa
Seguir Autor:
Dia de hoje foi o que teve mais fogos rurais em 2025
O dia de hoje foi o que registou mais incêndios rurais em Portugal desde o início do ano, num total de 132, anunciou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O número foi avançado pelo comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, Mário Silvestre, num balanço atualizado à imprensa dos incêndios rurais ativos em Portugal Continental.
Segundo Mário Silvestre, na segunda-feira foram registados 124 fogos florestais.
Lusa
Seguir Autor:
Fogo de Arouca começou junto a via municipal e foi detetado por drones
A presidente da Câmara de Arouca referiu, esta terça-feira, que o incêndio que deflagrou na segunda-feira, na zona de Alvarenga, naquele município do distrito de Aveiro, começou junto a uma via municipal e foi detetado por drones de vigilância.
Em declarações aos jornalistas, durante um ponto de situação junto ao quartel dos Bombeiros de Arouca, pelas 18h00, Margarida Belém referiu que o início do incêndio, em Alvarenga, foi detetado por drones de vigilância da autarquia.
Lusa
Seguir Autor:
Populações de aldeias evacuadas em Nisa regressam ainda hoje a casa
Os habitantes das aldeias que foram evacuadas esta tarde em Nisa, distrito de Portalegre, na sequência do incêndio que deflagrou, esta terça-feira, no concelho, vão regressar a casa ao início da noite, disse à Lusa a presidente do município.
De acordo com Idalina Trindade, grande parte dos habitantes de Vinagra, São Simão e Pé da Serra ainda permanecem no Pavilhão Municipal de Nisa para tomar uma refeição e, depois, "voltar ao conforto do lar".
Lusa
Seguir Autor:
Fogo que passou de Penafiel para Gondomar evolui em duas frentes
O incêndio que começou esta manhã em Penafiel e durante a tarde avançou para Gondomar evoluiu para duas frentes e uma delas avança na direção da povoação de Moreira, revelou à Lusa fonte dos Bombeiros de Melres.
Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 19:33, o incêndio estava a ser combatido por 212 operacionais apoiados por 59 viaturas e um meio aéreo não havendo, para já, habitações em perigo nem registo de feridos, acrescentou a fonte.
Lusa
Seguir Autor:
Autarca de Penamacor diz que fogo ganhou intensidade
O incêndio que lavra desde segunda-feira em Penamacor, e que alastrou ao concelho de Idanha-a-Nova, continua a preocupar, com três frentes, numa altura em que o vento ganha intensidade.
Segundo o presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites, há duas frentes junto à aldeia de Bemposta e uma, "fortíssima", a caminho de Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, numa zona de mata e eucalipto que arde com intensidade.
Lusa
Seguir Autor:
Bombeiros de Arouca pedem alimentos essenciais nas redes sociais
Os Bombeiros Voluntários de Arouca estão a pedir, nas redes sociais, alimentos para ajudar os operacionais a trabalhar no combate às chamas no concelho.
Segundo a publicação feita na rede social Facebook, a corporação necessita de "fruta diversa; ingredientes para sandes; sumos pack pequenos, águas de 33cl ou 50cl".
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Vários animais mortos em incêndio em Alcanede que "não levantava grandes problemas", diz comandante da Proteção Civil
O incêndio que deflagra em Alcanede, Santarém, já atingiu uma pecuária, matando um conjunto de animais, esta terça-feira, informou o comandante nacional da Proteção Civil.
O comandante fez um ponto de situação sobre os incêndios que preocupam o País, dando destaque para os fogos de Penamacor, Arouca, e Nisa. No final da conferência de imprensa, falou do incêndio de Alcanede que "não levantava grandes problemas", mas acabou por atingir uma pecuária e matou vários animais.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Homem e criança fogem às chamas perto da aldeia do Soupo em Santarém
Imagem de satélite mostra nuvem de fumo provocada pelo incêndio em Arouca
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Mais de 400 operacionais e cinco meios aéreos combatem incêndio em Penamacor
Mais de 400 operacionais, 150 veículos e cinco meios aéreos operam, em Penamacor, para combater o incêndio que deflagra desde segunda-feira. Cerca de 20 pessoas foram retiradas da aldeia de Bemposta.
A população foi transportada para o centro de dia de Pedrógão de São Pedro, para ficarem em segurança.
O incêndio chegou a estar em fase de rescaldo e vigilância, no início da tarde desta terça-feira, mas as chamas acabaram por reacender. Um dos focos do incêndio é uma fábrica de conservas, junto da qual foram ouvidos alguns rebentamentos.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Presidente da Câmara de Castelo de Paiva diz que fogo continua descontrolado e com várias frentes ativas
O incêndio de Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, continua descontrolado e com várias frentes de fogo ativas, disse o presidente da Câmara, adiantando que tem havido alguns reacendimentos que estão a complicar o combate às chamas.
Pelas 17h45, o presidente da Câmara de Castelo de Paiva, José Rocha, disse à Lusa que o fogo estava descontrolado e com diversas frentes de fogo ativas nas freguesias de Fornos, Bairros, Real e São Pedro do Paraíso.
Lusa
Seguir Autor:
Fogo em Alcanede mobiliza quase 230 operacionais e corta EN 362
Um incêndio que deflagrou esta terça-feira na freguesia de Alcanede, no concelho de Santarém, mobilizava pelas 17h40 quase 230 operacionais e já levou ao corte da Estrada Nacional (EN) 362, segundo o Comando Sub-Regional da Lezíria do Tejo.
De acordo com fonte do Comando Sub-Regional, o fogo permanece ativo, mas com evolução favorável nas frentes de combate.
"O combate ao incêndio está a evoluir favoravelmente, tanto na cabeça como no flanco direito", indicou, acrescentando que o flanco esquerdo permanece ativo, com reforço de meios no terreno.
Lusa
Seguir Autor:
Chamas reacendem em Penamacor. Foram ouvidos rebentamentos junto a fábrica de conservas
O incêndio que começou a deflagrar, na segunda-feira, em Penamacor, reacendeu após ter estado em fase de rescaldo e vigilância.
Os reacendimentos surgiram por todo o perímetro do incêndio, cujo ponto de maior preocupação é junto a uma fábrica de conservas. Já foram ouvidos alguns rebentamentos próximos do local.
As chamas estão a ser combatidas com o apoio de cinco meios aéreos.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Mais uma aldeia evacuada em Nisa. Incêndio obriga a retirar 50 moradores
O incêndio que deflagrou numa zona florestal no concelho de Nisa, em Portalegre, obrigou à evacuação de mais uma aldeia.
De acordo com a Proteção Civil, 55 pessoas tiveram de ser retiradas da aldeia de Pé da Serra. Em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara, Idalina Trindade, explicou que em causa estão cerca de 60 residentes, entre os quais uma pessoa que se encontra "acamada e será recebida na Misericórdia de Nisa".
A restante população está a ser encaminhada para o Pavilhão Municipal de Nisa.
Ao início da tarde, a aldeia de Vinagra já tinha sido parcialmente evacuada. Segundo apurou o CM junto da Proteção Civil, não há registo de feridos.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Lusa
Seguir Autor:
Chamas ameaçam habitações em aldeia em Cinfães
Presidente da República está em contacto permanente com autarcas
O Presidente da República afirmou, esta terça-feira, que está a acompanhar a evolução dos incêndios em permanente contacto com os autarcas, considerando correta a estratégia de proteger as povoações das zonas atingidas pelo fogo.
"Tenho acompanhado em contacto permanente com os presidentes de câmara e, em particular, com aquele que é mais duradoiro, o fogo que dura há mais tempo, em Ponte da Barca, que já começou há três dias", adiantou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações à RTP 3.
Lusa
Seguir Autor:
Fogo em Ponte de Lima sem meios aéreos por "falta de disponibilidade"
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima afirmou que o combate às chamas, na tarde de esta terça-feira, não está a contar com meios aéreos "por falta de disponibilidade" o que está a dificultar as operações nas quatro frentes ativas.
"Infelizmente não há disponibilidade de meios aéreos para aqui", disse Carlos Lima, acrescentando que essa informação lhe foi transmitida pela proteção civil.
Lusa
Seguir Autor:
Fogo que avançou de Penafiel para Gondomar atingiu carro dos bombeiros de Melres
Um veículo dos Bombeiros de Melres ardeu após ter sido atingido pelo incêndio que começou esta terça-feira de manhã no concelho vizinho de Penafiel e que, ao início da tarde, avançou para Gondomar, revelou à Lusa fonte da corporação.
Segundo a operacional Licínia Lopes, um pneu da viatura rebentou no momento em que os bombeiros já combatiam as chamas e não foi possível retirá-lo do local, acabando por ser tomado pelo fogo e ficado inoperacional.
Lusa
Seguir Autor:
Autarca de Ponte da Barca pede a Governo meios aéreos pesados para fogo "muito crítico" na Peneda-Gerês
O presidente da Câmara de Ponte da Barca pediu esta terça-feira ao Governo que mobilize meios aéreos pesados para combater o incêndio que deflagrou no sábado no Parque Nacional da Peneda-Gerês e que se encontra numa fase "muito critica".
Segundo Augusto Marinho, às 15h32 apenas estavam dois meios aéreos mobilizados para o incêndio.
Lusa
Seguir Autor:
Fogo que deflagrou em Penafiel avançou para Gondomar
O incêndio que deflagrou esta terça-feira de manhã em Capela, Penafiel, e que está a ser combatido por mais de 100 operacionais, avançou para o concelho vizinho de Gondomar, em Melres, revelou à Lusa fonte da Proteção Civil.
Segundo a fonte do Comando Sub-Regional da Área Metropolitana do Porto, o fogo avançou para a freguesia de Melres, na direção da povoação de Vilarinho, não havendo registo de habitações em perigo.
Lusa
Seguir Autor:
Mais de 100 operacionais e dois meios aéreos combatem fogo em Penafiel
Mais de cem operacionais, apoiados por dois meios aéreos, estavam às 14h45 a combater um incêndio que deflagrou esta terça-feira de manhã na freguesia de Capela, em Penafiel, mas que não coloca população em risco, disse fonte da autarquia.
Lusa
Seguir Autor:
Incêndio deflagra em zona de vegetação em Lisboa
Um incêndio deflagrou, esta terça-feira, numa zona de vegetação na Rua Varela Silva, em Lisboa.
Ao Correio da Manhã os Bombeiros Sapadores de Lisboa revelaram que para o local foram mobilizados 20 elementos, apoiados por cinco viaturas.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Quatro bombeiros feridos no combate ao fogo em Ponte da Barca
Dois bombeiros e dois sapadores florestais sofreram esta terça-feira ferimentos ligeiros no combate ao incêndio que deflagrou na noite de sábado em Ponte da Barca, disse fonte da proteção Civil.
Em declarações à agência Lusa, o comandante sub-regional do Vale do Ave da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Rui Costa, adiantou que, "por precaução", os quatro operacionais foram encaminhados para o hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.
Lusa
Seguir Autor:
Fogo em Pombal obriga ao corte da A1 no sentido sul-norte
Um incêndio que deflagrou ao início da tarde de esta terça-feira obrigou ao corte da autoestrada 1 (A1), no sentido sul-norte, entre Leiria e Pombal, disse à agência Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana.
Segundo a mesma fonte, o corte ocorreu cerca das 13:45 e a alternativa à circulação na A1 entre Leiria e Pombal é o itinerário complementar 2 (IC2).
Lusa
Seguir Autor:
Ministra da Administração Interna explica qual é a maior dificuldade dos operacionais no combate às chamas
"Este é um combate de todos": Montenegro sobre os incêndios que estão a assolar o País
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, e a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, estiveram reunidos com as autoridades na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) para acompanharem a "situação crítica" dos incêndios, esta terça-feira. "Este é um combate de todos", começou por dizer o primeiro-ministro à saída do encontro.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Incêndio em Nisa obriga a evacuação parcial de aldeia
Um incêndio que deflagrou esta terça-feira numa área florestal do concelho de Nisa, no distrito de Portalegre, já obrigou à evacuação parcial de uma aldeia.
Segundo o que o CM apurou, uma habitação foi atingida pelas chamas e há a registar um desalojado.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
“Muita aflição”: populares descrevem momento em que acordaram e viram incêndio a devastar Arouca
Fogo em Castelo de Paiva com várias frentes ativas
O incêndio que lavra em Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, tem várias frentes ativas, disse esta terça-feira o presidente da autarquia, adiantando que o combate às chamas está a ser dificultado pelas condições do terreno e pelo vento.
"Temos bastantes frentes. Neste momento, o incêndio está a percorrer as freguesias de Fornos, Bairros, Real e São Pedro do Paraíso", disse à Lusa, pelas 12h30, o presidente da Câmara de Castelo de Paiva, José Rocha.
O autarca referiu que a prioridade, neste momento, é a proteção de pessoas e bens, nomeadamente as casas, adiantando que o combate às chamas está a ter maior incidência nos lugares de Salgueiral, Vilar de Eirigo, Gilde e Gildinho.
Lusa
Seguir Autor:
Fogo em Penamacor está em fase de rescaldo e vigilância
O incêndio que deflagrou na segunda-feira, em Penamacor, distrito de Castelo Branco, entrou em fase de rescaldo e vigilância revelou a Proteção Civil.
Em declarações à comunicação social, o segundo-comandante do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa disse que as operações de rescaldo e vigilância vão durar todo o dia e provavelmente toda a noite, onde continuam todos os meios empenhados para resolver eventuais situações que vão surgindo no perímetro do incêndio.
Lusa
Seguir Autor:
Fogo em Ponte de Lima obriga a retirar crianças e idosos do lar da Facha por precaução
O presidente da Câmara de Ponte de Lima afirmou esta terça-feira que o combate ao fogo que lavra no concelho desde segunda-feira está a ser difícil, tendo sido retiradas crianças da creche e idosos do lar da Facha por precaução.
Segundo Vasco Ferraz (CDS-PP), o fogo que deflagrou na noite de segunda-feira na freguesia de Rebordões (Santa Maria) estava a ser combatido, às 11h15, por 146 operacionais, apoiados por dois meios aéreos e 43 viaturas.
Lusa
Seguir Autor:
Metade das ocorrências de incêndio registadas durante a noite
Metade dos 175 incêndios registados em todo o país entre o início de segunda-feira e as 11h00 de esta terça-feira foram ocorrências noturnas, informou esta terça-feira a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Em conferência de imprensa na sede do organismo, em Oeiras, distrito de Lisboa, o comandante Mário Silvestre precisou que, na segunda-feira, foram registadas 124 ocorrências e, entre as 00h00 e as 11h00 de esta terça-feira mais 51.
Lusa
Seguir Autor:
Operacionais cansados e moradores preocupados: as imagens dos incêndios que lavram em Ponte da Barca
1 / 13
“Deus vos abençoe”: Cardeal Américo Aguiar deixa mensagem a bombeiros que combatem incêndios em Portugal
Vídeo mostra meio aéreo a combater incêndio em Ponte da Barca
Aldeia de Vila Viçosa confinada devido a incêndio em Arouca
O incêndio que deflagrou na segunda-feira em Arouca, no distrito de Aveiro, tem atualmente três frentes ativas, tendo sido necessário proceder ao confinamento da aldeia de Vila Viçosa, disseram fontes da autarquia e da proteção civil.
"Nós tivemos uma noite difícil, continua a situação a ser difícil, preocupante. Temos três frentes ativas, portanto em Vila Viçosa, em direção a Castelo de Paiva, em direção à freguesia de Santa Eulália", disse a presidente da Câmara de Arouca, Margarida Belém.
Lusa
Seguir Autor:
"Incêndio em Arouca é o que preocupa mais", avança o Comandante da Proteção Civil
O Comandante Nacional de Emergência da Proteção Civil, Mário Silvestre, revelou durante o mais recente balanço que o "incêndio em Arouca é o que preocupa mais".
Ainda assim, há mais duas ocorrências que têm vindo a mobilizar mais meios que é a de Lindoso e Penamacor. Contudo, são "situações mais controlada".
No balanço das vítimas registadas, Mário Silvestre revelou que sete pessoas foram assistidas, sendo que seis delas tiveram de ser encaminhadas para hospitais.
A Proteção Civil durante a noite registou 39 ocorrências, número que preocupa as autoridades.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Incêndio em Ponte da Barca “voltou a complicar-se" devido a vento intenso
VÍDEO: CMTV
Correio da Manhã
Seguir Autor:
“Nunca vi nada como ontem”: Popular descreve evolução de incêndio em Penamacor
VÍDEO: CMTV
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Incêndio em Arouca continua a preocupar população
VÍDEO: CMTV
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Sabe o que tem de fazer caso esteja exposto a um incêndio? Comandante dos bombeiros explica
VÍDEO: CMTV
Incêndio leva Arouca a ativar Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil
A Câmara de Arouca ativou esta terça-feira de madrugada o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil na sequência do incêndio que lavra naquele concelho do distrito de Aveiro desde segunda-feira.
"Atendendo à acelerada progressão dos incêndios atualmente ativos nas freguesias de Alvarenga e de Canelas/Espiunca deste concelho, bem como à persistência das temperaturas extremas até 30 de julho previsivelmente, a presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém, decidiu ativar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil às 04:40 desta terça-feira, 29 de julho", refere uma nota publicada na página do município na rede social Facebook.
Lusa
Seguir Autor:
Proteção Civil revela que combate a frente ativa em Ponte da Barca está "a evoluir favoravelmente"
O combate à única frente ativa no incêndio que deflagrou no sábado em Ponte da Barca "está a evoluir favoravelmente" e poderá estar "controlada até final da manhã", disse esta terça-feira a proteção civil.
"Se os trabalhos continuarem a evoluir favoravelmente queremos ter o incêndio controlado até final da manhã. Não podemos afirmar categoricamente, mas estamos a fazer tudo para que isso aconteça", afirmou o comandante sub-regional do Vale do Ave da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPT), Rui Costa.
Lusa
Seguir Autor:
Aldeia de Fornos de Carvão evacuada em Aveiro durante a madrugada
A aldeia de Fornos de Carvão, em Aveiro, foi evacuada durante a madrugada desta terça-feira devido ao incêndio que lavra em Arouca.
De acordo com o comandante Elísio Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no último balanço feito "a situação está mais tranquila".
"Assim que haja condições as pessoas irão regressar às suas habitações", disse.
Lusa
Seguir Autor:
Fogo de Arouca chega a Castelo de Paiva. Situação é "muito preocupante" e já há casas sem água e eletricidade
O incêndio que deflagrou, esta segunda-feira em Arouca chegou a Castelo de Paiva, também no distrito de Aveiro. O presidente da junta de freguesia de Real, Carlos Rocha, revelou que a situação, nas últimas horas, "é muito preocupante".
Segundo o presidente, o "vento implacável e o fogo" não dão tréguas aos operacionais no local e aos moradores que tentam proteger os bens. Para além das chamas, o fumo também tem dificultado os trabalhos. Dessa forma, até então, ainda não foram acionados meios aéreos para o local.
Algumas habitações estão sem eletricidade e sem água potável.
Durante a noite, operacionais e moradores conseguiram proteger as habitações, ainda assim, o presidente da junta afirmou que houve uma explosão numa fábrica de móveis da zona.
Correio da Manhã
Seguir Autor:
Mais de 150 operacionais combatem fogo em Mangualde
Um incêndio que lavra desde a madrugada em Tabosa, distrito de Viseu, mobilizava, às 07h00, 157 operacionais e 42 meios, disse à Lusa o comandante dos bombeiros de Mangualde, Márcio Teles, adiantando que foi pedido um meio aéreo.
O alerta de incêndio foi dado cerca das 01h20 desta segunda-feira na freguesia de Fornos de Maceira Dão, Tabosa, concelho de Mangualde, e segundo o comandante daquela corporação, às 07h00 existia ainda uma frente ativa, numa zona com difíceis acessos.
Lusa
Seguir Autor:
Sabe o que fazer em caso de exposição ao fumo dos incêndios? São estas as recomendações da DGS
A Direção-Geral da Saúde (DGS) fez esta terça-feira recomendações sobre o que fazer em situação de inalação de fumos dos incêndios como retirar a pessoa do local e observar se apresenta queimaduras faciais e sinais de dificuldade respiratória.
Lusa
Seguir Autor:
Quase todo o continente com aviso amarelo devido ao calor
Portugal continental está esta terça-feira novamente sob aviso amarelo devido à persistência de temperaturas elevadas, sendo a única exceção o distrito de Faro, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Nos distritos de Lisboa, Leiria e Aveiro o aviso começa às 09h00 desta terça-feira, enquanto nos outros distritos, já está em vigor.
Lusa
Seguir Autor:
Termómetros podem chegar aos 40 graus: Perigo máximo ou elevado de incêndio rural a norte, centro e Algarve
Quase todos os concelhos das regiões norte, centro e do Algarve estão esta terça-feira em perigo máximo ou muito elevado de incêndio rural, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
No litoral norte, apenas os concelhos de Esposende (Braga), Póvoa de Varzim (Porto) e os de Murtosa, Aveiro e Ílhavo (todos no distrito e Aveiro) estão em perigo moderado de incêndio rural.
Lusa
Seguir Autor:
Mais de 1.300 operacionais combatem fogos de Arouca, Ponte da Barca e Penamacor
Mais de 1.300 operacionais estavam no terreno por volta das 04h00 desta terça-feira no combate às chamas nos incêndios que deflagraram em Arouca, Ponta da Barca e Penamacor, de acordo com a Proteção Civil.
Lusa
Seguir Autor:
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.