Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

GNR herói salva quatro pessoas da morte

Jovem de 18 anos tinha faca junto ao pescoço, mas foi manietado, em Salvaterra de Magos.
Tiago Virgílio Pereira 23 de Junho de 2019 às 01:30
Ricardo Rosa já socorreu duas mulheres, um homem e um jovem. Num dos episódios ficou ferido numa mão
Ricardo Rosa já socorreu duas mulheres, um homem e um jovem. Num dos episódios ficou ferido numa mão FOTO: Ricardo Rosa
Um jovem de 18 anos estava decidido a pôr fim à vida, na quinta-feira, em Salvaterra de Magos. Pendurado na ponte da Vala Real, apresentava uma fita de plástico à volta do pescoço. Foi desta forma que foi avistado pelo militar Ricardo Rosa que não hesitou em salvar mais uma vida. A quarta para este GNR que veste a pele de herói.

O cenário já era complicado, mas ficou pior quando o rapaz começou a andar para a estrada, a falar sozinho e com uma faca encostada ao pescoço. O militar, que não estava fardado, depressa pensou num plano.

Foi-se aproximando, discreto e com cuidado. Depois, fingiu que estava à conversa ao telemóvel e já com o jovem junto a si conseguiu baixar-lhe a faca e agarrá-lo. Esta foi a história mais recente que terminou com um final feliz. É a quarta desde 2010, quando o GNR de 42 anos salvou a primeira vida.

A 30 de dezembro, em Marinhais, uma mulher caiu e bateu com a cabeça no chão. Ricardo Rosa estava de patrulha, chegou primeiro que os bombeiros e conseguiu reanimar a vítima.

Dois anos depois, um homem de 57 anos entrou em paragem cardíaca ao ser picado por uma abelha. Ricardo voltou a pôr em prática os seus conhecimentos de primeiros socorros, que ganhou enquanto foi bombeiro, e iniciou as manobras de reanimação.

Já em 2014 uma mulher encostou o carro na berma da EN114-3 para mudar um pneu. Quando Ricardo parou para a auxiliar um outro carro, a alta velocidade quase colheu a mulher que foi salva pelo GNR.
GNR questões sociais herói
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)