page view

Pelo menos 8 mortos e 38 feridos em tragédia em Tondela

Incêndio causa pânico durante torneio de sueca. Algumas vítimas morreram esmagadas.

13 de janeiro de 2018 às 21:51

1 / 26

Fogo em associação recreativa de Tondela faz vários mortos
Fogo em associação recreativa de Tondela faz vários mortos
testemunha, fogo, tondela
Explosão seguida de incêndio em Tondela
Explosão seguida de incêndio em Tondela
Explosão seguida de incêndio em Tondela
Explosão seguida de incêndio em Tondela
Explosão seguida de incêndio em Tondela
 Explosão seguida de incêndio em Tondela
 Explosão seguida de incêndio em Tondela
 Explosão seguida de incêndio em Tondela
 Explosão seguida de incêndio em Tondela
 Explosão seguida de incêndio em Tondela
 Explosão seguida de incêndio em Tondela
 Explosão seguida de incêndio em Tondela
 Explosão seguida de incêndio em Tondela
Vítimas do incêndio de Tondela
Incêndio em Tondela faz vários mortos e dezenas de feridos
Incêndio em Tondela faz vários mortos e dezenas de feridos
Incêndio em Tondela faz vários mortos e dezenas de feridos
Helicóptero do INEM chega com ferido grave ao hospital de Coimbra
Helicóptero do INEM chega com ferido grave ao hospital de Coimbra
Associação onde ocorreu a tragédia
Associação onde ocorreu a tragédia de Tondela
Associação onde ocorreu a tragédia de Tondela
Associação onde ocorreu a tragédia de Tondela

Oito pessoas morreram e 38 ficaram feridas na noite deste sábado num incêndio que deflagrou numa associação recreativa de Vila Nova da Rainha, em Tondela, durante um torneio de sueca. Entre os feridos mais graves está um menor com 15 anos.

Dos 38 feridos, 29 continuam internados, sendo que, destes, pelo menos quatro correm risco de vida. No Hospital de Viseu continuam internadas 13 pessoas, duas das quais ventiladas na Unidade de Cuidados Intensivos. Desta unidade hospitalar saíram 16 pessoas segundo confirmou ao CM o diretor clínico do Hospital de Viseu. Cinco foram para o Hospital Univeritário de Coimbra, dois foram para o Hospital de Santo António, no Porto, três para o São João, também na Invicta, dois para o Santa Maria, em Lisboa, dois para o São Francisco Xavier, também na capital, e um para o Hospital da Prelada.

O CM sabe que dois dos feridos foram heli-transportados para o Hospital de Santa Maria com queimaduras. São ambos do sexo masculino, um tem cerca de 60 anos, sendo que o outro, apesar de não ter identificação com ele, aparenta ter 40. O homem mais novo está no bloco operatório com uma situação clínica muito grave.

Já o Hospital da Estefânia, em Lisboa, recebeu o jovem de 15 anos durante a madrugada.

A maioria dos ferimentos das vítimas são queimaduras nos braços, face e tronco, confirma o Diretor Clínico do Hospital de Viseu.

Os corpos das vítimas mortais foram retirados do interior da associação durante a madrugada deste domingo e transportados para a morgue para serem autopsiados.

A carregar o vídeo ...

Fogo em associação de Tondela faz vários mortos

Na Associação Cultural Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha estavam cerca de 70 pessoas. Decorria um torneio de sueca no andar de cima; no piso de baixo, dezenas de pessoas viam na televisão o jogo Sp. Braga-Benfica.

A explosão de uma salamandra, por volta das 20h40, pegou fogo ao teto falso do edifício e provocou o pânico generalizado, com as pessoas que estavam nos dois pisos da associação a correrem para a porta principal. Várias pessoas ficaram esmagadas e terá sido esta a causa dos ferimentos mais graves. Contudo há também vários casos de pessoas que sofreram queimaduras graves.

"Vi fumo a sair do edifício e parti uma janela para entrar. Vi um amontoado de pessoas a tentar fugir. Na fuga, atropelaram-se uns aos outros e vi um monte de pessoas na escadaria. Algumas não se mexiam", conta uma testemunha à CMTV.

O CM apurou que, durante as operações de socorro, o sistema SIRESP, que deveria por em contato direto as várias forças de segurança e de socorro, voltou a falhar. No pico da emergência, as comunicações via rádio deixaram de funcionar, tendo sido respostas num momento posterior.

A carregar o vídeo ...

70 Pessoas ficam encurraladas durante incêndio

O fogo foi dado como extinto pelas 21h50, uma hora depois de ter sido dado o alerta aos bombeiros (20h51).

Segundo o CDOS no pico da operação foram mobilizados cerca de 200 operacionais e 74 viaturas envolvidos nas operações de assistência às vítimas. Foram ativados quatro meios aéreos.

Psicólogos no terreno para apoiar familiares

O secretário de Estado adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, disse que no local está "uma unidade de psicólogos que está a dar apoio aos familiares e irá articular-se quer com a Proteção Civil, quer com a autarquia, neste momento e nos próximos dias", de forma a haver "uma resposta adequada para os familiares".

Lembrando que a região de Tondela foi muito afetada, no ano passado, pelos incêndios florestais, o responsável lamentou esta "nova catástrofe".

"Temos que ter a capacidade de darmos o apoio necessário para conseguir ultrapassar também esta fase de luto", frisou.

Costa já falou com autarca e acionou todos os meios

O primeiro-ministro já falou com o presidente da Câmara de Tondela, disse à agência Lusa fonte oficial do Governo.

Segundo a mesma fonte do executivo, estão a acompanhar as consequências do incêndio serviços dos ministérios da Administração Interna, da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Governo apresenta condolências aos familiares e amigos das vítimas

O Governo já apresentou as condolências aos familiares e amigos das vítimas do incêndio. "O Governo apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos das vítimas do acidente deste sábado em Vila Nova da Rainha", lê-se numa nota que vai ser publicada no portal do executivo.

O Governo adianta ainda que os secretários de Estado da Proteção Civil, Artur Neves, e o adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, estão já no local da tragédia.

Por outro lado, este domingo, ao fim da manhã, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, acompanhará o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sua deslocação ao local, "depois de terminada a fase crítica da operação de socorro".

Governo ativa Linha Nacional de Emergência Social, número 144

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social ativou a Linha Nacional de Emergência Social através do número gratuito 144, na sequência da explosão em Tondela.

Foi ativado um plano de emergência que envolve os hospitais de Viseu, da Universidade de Coimbra e as unidades de Santa Maria e São José, em Lisboa.

MAI expressa solidariedade aos familiares das vítimas

O ministro da Administração Interna (MAI) Eduardo Cabrita expressou este domingo a solidariedade do Governo aos familiares das vítimas do incêndio.

Numa intervenção, na manhã de hoje, durante a visita do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa à localidade de Vila Nova da Rainha, onde se localiza a associação afetada pelas chamas, Eduardo Cabrita expressou solidariedade em nome do primeiro-ministro e do Governo "a toda a população tão duramente atingida pela tragédia".

O ministro lembrou que o incêndio que fez oito mortos e várias dezenas de feridos" sucedeu a acontecimentos também ainda não totalmente superados no concelho de Tondela e região" adjacente, numa referência aos incêndios florestais de 15 de outubro.

Ferro Rodrigues expressa solidariedade a Vila Nova da Rainha

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, expressou este domingo solidariedade e os mais profundos sentimentos aos familiares, amigos e população de Vila Nova da Rainha.

"A localidade de Vila Nova da Rainha foi ontem [sábado], como infelizmente tivemos oportunidade de testemunhar, atingida pela tragédia", refere a mensagem do presidente da Assembleia da República, à qual a agência Lusa teve acesso.

Ferro Rodrigues expressou, "com grande tristeza", toda a "solidariedade e os mais profundos sentimentos aos familiares, amigos e a toda a população de Vila Nova da Rainha", em seu nome e em nome da Assembleia da República.

Associação cumpria requisitos para atividade

A Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha, em Tondela, onde no sábado há noite houve um incêndio, cumpriria os requisitos para a sua atividade, disse este domingo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Em declarações aos jornalistas no final de uma visita ao piso de baixo da associação, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que, segundo o presidente da Câmara de Tondela, a associação "tinha os licenciamentos e o que era preciso para este tipo de atividade".

O incêndio ocorreu durante um jantar numa associação recreativa naquela localidade, causando ainda pelo menos 38 feridos, entre graves e ligeiros, de acordo com o oficial de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) Paulo Santos.

Fogo durante jantar

O incêndio ocorreu durante um jantar numa associação recreativa naquela localidade, disse o oficial de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) Paulo Santos.

"Há muitas vítimas a serem atendidas, algumas já transportadas para os hospitais. São várias dezenas de feridos. Felizmente, os meios foram acionados rapidamente, mas isto é quase uma situação de catástrofe", descreveu José António Jesus, presidente da Câmara de Tondela na noite de sábado.

De acordo com José António Jesus, a explosão ocorreu numa associação recreativa, que tem umas instalações com dois pisos.

"Há muitos feridos com queimaduras e outros com problemas decorrentes do fumo", concluiu.

(Em atualização)

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8