page view

Novas imagens e detalhes da detenção dos portugueses acusados de tráfico de droga na Indonésia

Fernando Sousa e Rui Viana foram detidos no aeroporto com droga dissimulada em frascos de champô.

28 de março de 2024 às 00:07
A carregar o vídeo ...

Novas imagens e detalhes da detenção dos portugueses acusados de tráfico de droga na Indonésia

Rui Viana e Fernando Sousa, portugueses, foram detidos na Indonésia por tráfico de cocaína. Rui teria escondida 2500 gramas de cocaína dissimulada no interior de frascos de champô que se destinava a ser consumida em Bali, divulgaram as autoridades, segundo o IDN Times.

A droga foi descoberta porque os agentes da alfândega desconfiaram do comportamento de Rui, quando passava pelo balcão de inspeção no Terminal 3 do Aeroporto de Soekarno-Hatta, a 17 de março de 2024. "Os agentes aduaneiros que faziam a vigilância na zona de chegada dos passageiros internacionais desconfiaram do comportamento de Rui, que parecia hesitante e que, por várias vezes, parou de andar enquanto fazia chamadas telefónicas ao entrar na zona de inspeção", disse Zaky Firmansyah, Chefe de Execução e Investigação da Alfândega de Soekarno-Hatta.

Segundo Zaky, o corpo de Rui Viana tremia quando estava prestes a colocar os seus objetos na máquina de raios-x. Quando a bagagem foi aberta, a mala preta continha vestuário pessoal em mau estado e um saco roxo com dois frascos de champô, um frasco de sabonete, um frasco de gel de limpeza facial e um frasco de perfume. A tampa e o gargalo do frasco estavam embrulhados em plástico.

"Depois, o agente fez um raio-x a 2 frascos de champô e a um frasco de sabonete. Os três frascos pareciam suspeitos", explicou Zaky. Quando abertos, os três frascos emitiam um odor químico que não se assemelhava à fragrância do champô e do sabonete. O agente efetuou então um teste de deteção e um exame corporal a Rui Vieira. 

Os frascos teriam até 2,5 litros de cocaína líquida: um frasco o título Continente contendo 977 ml, 1.005,4 gramas; um frasco com o título Protex 09,3 ml ou 729,7 gramas de cocaína líquida; e um frasco de Tresemmé 912,4 ml ou 938,7 gramas.

Rui foi levado para interrogatório, onde admitiu que era a sua primeira vez na Indonésia, com o objetivo de passar uma semana de férias em Bali. Não tinha conseguido participar na seleção de jogadores de futebol de um clube profissional e admitiu que a mercadoria lhe tinha sido entregue por outra pessoa, com a condição de receber 6000 euros pelo transporte.

Rui contou que os frascos tinham sido entregues pelo amigo com as iniciais J, em Portugal.

Durante uma rusga à casa de Fernando Sousa foi descoberta cocaína em pó pronta a consumir, pesando menos de 1 grama. 

Quem é Fernando Sousa?

Fernando Sousa mora em Cascais. Tem 39 anos e foi preso em Bali. Fernando Sousa é surfista e não seria a primeira vez que visitava a ilha.

A mãe de Fernando Sousa já está a caminho do país asiático, sabe o Correio da Manhã.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8