page view

PJ infiltrado 'trouxe' uma tonelada de cocaína para Portugal. Operação desmantelou célula de perigosa máfia brasileira

"Tango" (nome de código do agente) fez-se passar por Miguel, um perito em transporte de droga.

01 de dezembro de 2024 às 13:52

Um inspetor da Polícia Judiciária infiltrado fez entrar em Portugal mais de uma tonelada de cocaína. A operação, revelada pelo Jornal de Notícias (JN), permitiu desmantelar uma célula do Primeiro Comando da Capital, uma perigosa máfia brasileira já com membros a atuar na Europa.

"Tango" (nome de código do agente) era conhecido no mundo do tráfico por Miguel. Autorizado por um juiz, o inspetor fez-se passar por um perito em transporte marítimo de grandes quantidades de cocaína, acrescenta o JN.

Em janeiro de 2023, o infiltrado contactou com três membros do PCC que preparavam um envio de droga para Portugal. A missão de Gabriel C., Sérgio J., e Fabrício B. era que a cocaína chegasse a um determinado ponto perto de Cabo Verde, onde passaria para outra embarcação angariada pelos elementos europeus do grupo - essa equipa teria o objetivo de fazer entrar os estupefacientes em Portugal.

Segundo o JN, um dos encarregados para a Europa do PCC pediu ajuda a um tunisino para fazer o transbordo no mar e levar a cocaína para o Porto de Faro. O africano, Ayari C., procurava alguém que disponibilizasse uma embarcação.

Aí entra Miguel, recomendado, em Sevilha, ao tunisino, como um homem com "larga experiência" no transporte de drogas, de acordo com a acusação do Ministério Público, citada pelo JN.

Ayari combinou reuniões entre o experiente inspetor da PJ e membros do PCC. Nelas participou Gabriel C., que tinha chegado do Brasil para liderar a operação. 

Os traficantes explicaram a Miguel que teria de receber a droga em alto mar e trazê-la para Portugal. Por este serviço, iria receber um milhão de euros, com 85 mil euros enviados antes do serviço.

Miguel aceitou o serviço, mas exigiu receber 120 mil euros a pronto. O PCC aceitou e a droga foi enviada. A 28 de fevereiro foi concluído o transbordo, conta o JN, com 1.2 toneladas de cocaína; a embarcação chegou ao Algarve a 10 de março. Miguel recebeu então quase meio milhão de euros, como parte do pagamento.

Depois disso, quando um membro do Cartel dos Balcãs se preparava para levar a droga para o Leste da Europa foram todos detidos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8