page view

PSP apreende cada vez mais armas brancas

Este ano, entre 1 de janeiro e 30 de setembro, foram apreendidas 1846 armas brancas.

15 de novembro de 2021 às 08:22

A PSP apreende cada vez mais armas brancas.

De acordo com dados solicitados pelo CM, este ano, entre 1 de janeiro e 30 de setembro, foram apreendidas 1846 (1491 no mesmo período de 2020 e 1318 em 2019). Já a GNR, apreendeu 485, contra as 534 de 2020.

As polícias asseguram haver “uma tendência de decréscimo” do número de crimes com armas brancas: a PSP escolheu não quantificar os ocorridos na sua área, mas a GNR regista 977 crimes, contra 1080 do ano passado.

“Embora a tendência seja decrescente, temos a perceção que há uma maior predisposição para recorrer à violência, principalmente com armas brancas”, diz ao CM fonte oficial da PSP, que tem facas mais usadas em ameaças e coação e roubo na via pública.

A GNR verifica maior uso nos crimes de ameaça e coação, em contextos de violência doméstica e agressões. “A Guarda tem vindo a monitorizar todos os fenómenos criminais, adequando os recursos disponíveis, quer através de um patrulhamento essencialmente preventivo, quer, sempre que necessário, através da adoção de um patrulhamento mais musculado”, diz a GNR.

Os distritos onde a PSP apreendeu mais facas, nos últimos três anos, foram Lisboa, Porto e Setúbal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8