page view

PSP deteve cinco pessoas no aeroporto de Lisboa na última semana

Em causa estão crimes de falsificação, furto e em cumprimento de mandados de detenção.

19 de dezembro de 2025 às 17:26

A PSP deteve cinco pessoas no aeroporto de Lisboa entre 12 e 16 de dezembro por crimes de falsificação, furto e em cumprimento de mandados de detenção, adiantou hoje esta polícia em comunicado.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) adiantou que foram detidos dois cidadãos de 22 e 25 anos que tentavam viajar com documentos falsos, que foram detidos, constituídos arguidos e ficaram sujeitos a termo de identidade e residência (TIR).

Pretendiam embarcar em diversos voos e "apresentaram no controlo fronteiriço, documentos que levantaram dúvidas", que depois de diversas diligências e submissão a peritagem, confirmou-se tratar-se de documentos falsos".

A PSP deteve também um cidadão de 32 anos por furto de perfumes na zona 'duty free' do aeroporto Humberto Delgado, no valor de 800 euros, tendo sido intercetado por um segurança privado do espaço. Foi também constituído arguido e sujeito a TIR.

Foram também executados dois mandados de detenção, um deles de um cidadão de 28 anos com uma pena de seis meses de prisão efetiva por tráfico de droga, tendo sido conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) para cumprimento da pena; e outro relativo a um cidadão de 50 anos, cuja liberdade condicional foi revogada, tendo sido conduzido ao EPL para cumprimento da pena de cerca de um ano de prisão.

A PSP herdou há dois anos, do extinto Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o controlo de passageiros nas fronteiras aéreas.

O controlo de passageiros tem sido notícia pelos constrangimentos provocados pela adoção de um novo sistema para cidadãos extracomunitários, que tem provocado longos tempos de espera, que chegaram a ser de três horas.

Os tempos de espera no aeroporto de Lisboa têm sido elevados, e aumentaram nos últimos dias, tendo a ministra da Administração Interna anunciado na quarta-feira um reforço de 80 polícias da PSP para os próximos 15 dias com o objetivo de assegurarem o funcionamento regular do controlo de fronteiras e a segurança no período de maior afluência.

A Associação Sindical dos Profissionais de Polícia da PSP (ASPP(PSP) realizou esta semana um plenário no aeroporto de Lisboa para exigir a resolução dos problemas dos agentes ali colocados, pelos quais responsabiliza o Governo, mas também a ANA -- Aeroportos de Portugal, que acusa de ter objetivos comerciais na não criação de condições estruturais de trabalho para os agentes.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8