Comer queijo com bolachas pode ajudar a emagrecer
Professor universitário deixa algumas dicas para perder peso.
Um professor universitário especialista em metabolismo e dietas assegura que comer queijo com bolachas 'crackers' pode ajudar a perder peso. É essa uma das mais controversas dicas deixadas por Tim Spector que, ao Daily Mail, adianta o que fazer para perder os quilos a mais a tempo da praia.
A ideia é acelerar o metabolismo e impedir a vontade de comer demais, para conseguir um corpo com menos gordura e mais saudável.
Primeiro, é preciso comer muita fibra, para fazer com que o corpo demore mais tempo a gastar a energia ingerida e para que o açúcar seja libertado de forma mais faseada depois de cada refeição. Tim Spector relembra que uma dieta com muita fibra ajuda os intestinos e regula a insulina presente no sangue.
Para conseguir tal feito, é preciso comer pão, arroz e massa integrais, bem como vegetais como cebolas, alhos e todas as espécies de bagas.
Quanto ao queijo propriamente dito, o truque é comê-lo com alguma coisa que desacelere o processo digestivo: se comer queijo, coma-o com bolachas de água e sal ou uma mão cheia de uvas. Esta regra deve ser sempre seguida quando comemos alimentos que são convertidos em energia muito rapidamente, como carbohidratos processados e açúcar: há que comê-los sempre acompanhados de outros alimentos que demorem mais tempo a serem digeridos pelo nosso organismo para prevenir picos de açúcar no sangue.
Outra dica a seguir diz respeito aos medicamentos que tomamos. Segundo Tim Spector, os antibióticos são uma "bomba atómica" para o nosso sistema digestivo, que destroem as bactérias dos nossos intestinos e que são fundamentais para se manter um peso saudável.
Quando tal já aconteceu, a melhor forma de dar saúde às bactérias que ajudam a manter o peso é alimentá-las com comida fermentada e bebidas como sauerkraut, kombucha ou kefir, que estão pejadas de microorganismos. Quem não gostar pode sempre optar por iogurte natural ou queijo fresco para obter o mesmo efeito.
Se, mesmo assim, a fome ainda imperar, os snacks saudáveis são os nossos melhores amigos. Nesse capítulo, convém perceber que nem todas as frutas são de absorção lenta: entre uvas e maçãs, estas últimas são melhores aliadas. Misturar bagas com frutos secos e sementes também é uma boa ideia.
Finalmente, nunca é demais relembrar que o exercício físico, especialmente logo após as refeições, é meio caminho andado para conseguir resultados positivos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt