Documentos permitem entrada nos espaços de restauração entre as 19h00 de sexta-feira e a noite de domingo.
Acesso a restaurantes e hotéis só com certificado digital ou teste negativo à Covid-19
Mas ao contrário do que tem acontecido até aqui, ao fim de semana os restaurantes vão poder estar abertos para jantares. Uma das medidas decididas esta quinta-feira pelo Conselho de Ministros é a obrigatoriedade de apresentação de um certificado digital ou de um teste negativo para poder comer dentro dos restaurantes nos concelhos de risco, entre as 19h00 de sexta-feira e a noite de domingo – os restaurantes passam a poder estar abertos até às 22h30. No entanto, a medida – que não se aplica a cafés e pastelarias – só entra em vigor às 15h30 de amanhã, esclareceu a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva. Ou seja, hoje ainda é possível jantar num restaurante sem ser necessário apresentar um certificado ou um teste negativo.
Segundo explicou a ministra, os autotestes poderão ser realizados à entrada do restaurante, ou, em alternativa, perante um profissional de saúde, como na farmácia, que certifique que o teste foi realizado. Também servem os testes PCR com 72 horas ou de antigénio com 48 horas. A medida não se aplica se o cliente comer na esplanada. A ministra justificou o facto de só se aplicar ao fim de semana por serem dias em que as refeições "são de convívio mais alargado, com mais pessoas". Menores de 12 anos e trabalhadores dos próprios estabelecimentos estão isentos de apresentar certificado ou teste negativo. Para permitir que os autotestes estejam mais acessíveis, estes vão ser vendidos também em supermercados e hipermercados.
Outra das medidas é a obrigatoriedade de apresentar o certificado digital ou um teste negativo no check-in das unidades hoteleiras e de alojamento local, em todo o País, incluindo para turistas estrangeiros.
PORMENORES
ASAE e polícias fiscalizam
Compete à Autoridade de Segurança Alimentar Económica e às polícias (PSP, GNR ou Polícia Municipal) a fiscalização do cumprimento da obrigatoriedade de certificado ou teste no interior dos restaurantes. As coimas podem ir de 100 a 500 euros (individual) ou de 1000 a dez mil euros (pessoa coletiva).
Média diária subiu 54%
A média diária de casos subiu 54% na última semana face à anterior. Os internamentos subiram 22% e os internados em Cuidados Intensivos 18%.
Certificado online
O certificado digital (de vacinação, de recuperação ou de testagem) pode ser obtido através do site www.sns24.gov.pt.
Cerco a Lisboa "deixa de ser necessário"
Este fim de semana já se pode entrar e sair da Área Metropolitana de Lisboa. Mariana Vieira da Silva explicou que a medida "deixa de ser necessária": a variante Delta já está espalhada pelo País.
Segundo dia seguido com mais de 3 mil casos
Na quarta-feira registaram-se 3269 casos, sendo o segundo dia seguido acima das 3 mil infeções. Houve 9 óbitos devido à Covid-19. Lisboa e Vale do Tejo deve ultrapassar esta sexta-feira o Norte no total de casos.
Risco elevado em Portugal
Todas as regiões de Portugal continental passaram esta quinta-feira a ser consideradas de risco elevado nos mapas do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), que visam auxiliar decisões sobre viagens, devido ao agravamento da pandemia de Covid-19. Depois de vários meses no ‘laranja’, e sem nunca ter passado para o ‘verde’, Portugal está agora no ‘vermelho. Significa que, nestas regiões, a taxa cumulativa de notificação de casos de infeção nos últimos 14 dias varia de 75 a 200 por 100 mil habitantes ou é superior a 200 e inferior a 500 por 100 mil habitantes e a taxa de positividade dos testes é de 4% ou mais.
‘Task force’ pede respeito
A ‘task force’ diz que há "constrangimentos, perturbações e inerente perda de qualidade do processo de vacinação" em curso devido a comportamentos, amiúde, menos corretos de alguns utentes para com os muitos profissionais que se encontram nos diversos Centro de Vacinação Covid".
Por esta razão, a ‘task force’ reforça o "apelo ao respeito e consideração pelos muitos profissionais que dão diariamente o seu melhor para garantir a segurança e qualidade do processo de vacinação".
Nos últimos dias, informa a ‘task force’, foram vacinados, em Portugal continental, mais 600 mil utentes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.