page view

Apenas cerca de 35% dos jovens entre os 16 e 17 anos fizeram autoagendamento da vacinação Covid, diz Gouveia e Melo

Vice-almirante destacou que "estamos a menos de um ponto percentual" de 70% da população imunizada.

05 de agosto de 2021 às 17:55
A carregar o vídeo ...

Apenas cerca de 35% dos jovens entre os 16 e 17 anos fizeram autoagendamento da vacinação Covid, diz Gouveia e Melo

Um terço dos 212 mil jovens de 16 e 17 anos residentes em Portugal já fizeram o autoagendamento para receber a vacina no fim de semana de 14 e 15 de agosto.

Segundo revelou ontem em Faro o coordenador da task force do Plano da Vacinação, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, 70 mil jovens desta faixa etária agendaram a vacina. "Depois, se esse processo não ficar concluído, vamos fazer o agendamento através das nossas bases de dados, e depois vamos encontrar outras metodologias. Queremos é vacinar esses jovens, dar-lhes oportunidade para ser vacinados", disse Gouveia e Melo.

O fim de semana de 14 e 15 deste mês está reservado, em exclusivo, para a vacinação dos jovens com 16 e 17 anos de idade — motivo pelo qual algumas pessoas acima dessas idades, que tinham a vacina agendada para esses dias, estão a receber novas datas para a vacinação.

"Estamos a falar de jovens de 16 e 17 anos para aquele fim de semana de 14 e 15 de agosto. É isso que estamos a tentar agendar agora. O que eu peço é aos pais e a esses jovens que se agendem." A hora limite para fazer o autoagendamento é as 23h59 de hoje. O autoagendamento para utentes com idades iguais ou superiores a 18 anos voltará a estar disponível a partir de amanhã.

Sobre a vacinação de crianças e adolescentes dos 12 aos 15 anos, Henrique Gouveia e Melo remeteu a decisão para a Direção-Geral da Saúde. "A DGS determinará, no seu devido tempo, o que é que se vai fazer a essa população. A minha perspetiva enquanto logístico é que se o vírus tiver água para nadar, vai nadar nessa água e vai infetar essa água. Toda a água que eu conseguir retirar da piscina é um combate", afirmou o coordenador da ‘task force’, que anunciou ainda que na próxima semana vão ser administradas mais de 500 mil primeiras doses da vacina, graças à chegada de vacinas adicionais. "É o impulso final para vencer o vírus."

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8