page view

Escola na Amadora proíbe chinelos, calções e minissaias

Aviso à porta da escola do Agrupamento Cardoso Lopes indica aos alunos o tipo de roupa que podem ou não usar.

17 de setembro de 2021 às 08:36
A carregar o vídeo ...

Escola na Amadora proíbe chinelos, calções e minissaias

A Escola Básica 2/3, do Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes, na Amadora, afixou um aviso onde estabelece um código de vestuário, indicando aos alunos o tipo de roupa que podem ou não usar, proibindo peças de roupa como minissaias, calções curtos, blusas decotadas ou ‘caicai’ ou chinelos. O caso, que está a gerar polémica nas redes sociais, foi denunciado pela cantora Sónia Tavares, dos The Gift.

O CM apurou que o documento em questão data de 2012 e não foi removido, por lapso, quando no início deste ano letivo, a nova diretora deu ordem para retirar os avisos desatualizados. Foi o suficiente para desencadear a polémica, pois muitos alunos e pais depararam-se com esta informação. Entretanto, a direção da Escola já retirou o aviso que proibia minissaias e calções, entre outras peças de roupa.

O aviso em questão não faz parte do regulamento interno da escola, que especifica direitos e deveres dos alunos. Segundo a alínea A do artigo 5, os alunos têm de “apresentar-se na escola com vestuário limpo, que evite expor partes do corpo, que possam atentar contra o pudor público”. Na alínea B do mesmo artigo estabelece-se que “as roupas trajadas devem adequar-se à estação do ano, cumprindo durante as estações frias a sua função de agasalho”. A alínea C dispõe que quem não cumpre estas regras, “será alvo de medida de impedimento de entrada no recinto escolar dos estabelecimentos” do agrupamento.Ao longo de todo o dia de quinta-feira o CM contactou a direção do Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes para esclarecimentos sobre o regulamento, mas não teve resposta.

Polémica  

“Não faço ideia se será regra para o resto das escolas, mas esta é pública e em Lisboa”, escreveu Sónia Tavares, vocalista dos The Gift, na legenda da foto do aviso que publicou no Instagram.

A cantora Márcia comentou a publicação de Sónia Tavares: “E só há regras para meninas. Isto é inacreditável”. Já a apresentadora Ana Markl manifestou-se, escrevendo: “Não posso crer”.

O Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes é constituído pelo Jardim de Infância (JI) Cerrado da Bica; Escola Básica 1 (EB)/JI/Creche Aprígio Gomes; EB1/JI da Mina; e EB2,3 Cardoso Lopes.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8