page view

Há mais 15 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas. Número de recuperados dispara

Total de óbitos em Portugal por Covid-19 está agora nos 1089.

06 de maio de 2020 às 12:56

O número de mortos por coronavírus voltou a aumentar em Portugal esta quarta-feira, fixando-se agora nos 1089mais 15 que ontem.  O número de pessoas recuperadas disparou para 2076mais 333recuperados face aos números divulgados esta terça-feira. 

O número total de casos confirmados com covid-19 é 26182, mais 480 comparativamente a esta terça-feira. Neste momento, há 2492 pacientes a aguardar resultado laboratorial, menos 269 que o número apresentado comparativamente a ontem.

Há 838 pessoas infetadas com coronavírus (mais 20 que ontem) que estão internadas nos hospitais, 136 encontram-se nos cuidados intensivos (mais 2).

Atualmente, há mais mulheres (555) a morrer vítimas da covid-19, comparativamente aos homens (534). As pessoas com mais de 80 anos continuam a pertencer à faixa etária mais afetada por esta pandemia.  

A região do Norte continua a ser a mais afetada com mais de 15 mil infetados e 623 mortes por coronavírus. Depois segue-se a região da Grande Lisboa, com 6641 infetados e 226 óbitos e a região do Centro, com 3505 infetados e 213 óbitos. O Alentejo regista 220 pessoas infetadas com coronavírus e uma vítima mortal, à semelhança de ontem. No Algarve há 342 infetados, mantendo-se o número de óbitos: 13.

Os sintomas mais frequentes dos pacientes infetados continuam a ser a tosse (43%), seguindo-se a febre (30%) e as dores musculares (22%).

Depois, de acordo com a informação reportada no boletim da DGS, seguem-se a cefaleia (20%), a fraqueza generalizada (16%) e dificuldades respiratórias (13%).Recorde-se que ontem, pela primeira vez, registou-se a morte de um jovem de 29 anos.Conferência da DGS:A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai publicar hoje um manual sobre saúde e atividades diárias, no âmbito das medidas de prevenção e controlo da covid-19, contendo instruções para a população e para os espaços comerciais.

A informação foi prestada pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, na conferência de imprensa diária sobre a pandemia de covid-19 em Portugal.

Este manual, disse, contém regras básicas e instruções para os clientes dos espaços comerciais, que começaram na segunda-feira a reabrir, e para os responsáveis por esses espaços e que devem ser observadas.

Entre as regras básicas está a ventilação dos espaços, nomeadamente a utilização dos sistemas de ventilação ou ar condicionado, agora ou no Verão quando o tempo ficar mais quente, disse Graça Freitas sem adiantar o que está previsto.

Sobre algumas situações específicas, Graça Freitas disse que posteriormente vão sair outras "orientações mais concretas".

Questionada sobre a futura abertura das creches e o recurso aos avós para irem levar ou buscar os netos, a diretora-geral de Saúde disse que isso está dependente da idade e situação de saúde dos avós.

"Há avós que são jovens, sem fatores de risco associados e aí não envolve nenhum risco acrescido. Se tiverem uma idade avançada, nomeadamente 65, 70 ou mais anos e tiverem patologias associadas têm de ser observadas precauções e essas vão sempre no sentido de proteger os mais vulneráveis", afirmou.

Sobre a retoma das visitas de familiares aos mais idosos que estão em lares, Graça Freitas disse que a DGS e os ministérios da Saúde e da solidariedade social estão "a terminar indicações para os próximos tempos com a preocupação de estudar formas de retomar as visitas seguras", incluindo aqui a reabertura dos centros de dia.

"O faseamento é muito importante. Estamos a desconfinar de forma segura, controlada e faseada, criando regras para cada um dos setores para percebemos muito bem como é que a abertura de um setor tem um impacto ou não na epidemiologia da doença", referiu.

Portugal regista hoje 1.089 mortos relacionadas com a covid-19, mais 15 do que na terça-feira, e 26.182 infetados (mais 480), segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela DGS.

Em comparação com os dados de terça-feira, em que se registavam 1.074 mortos, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 1,4%.

Relativamente ao número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus (26.182), os dados da DGS revelam que há mais 480 casos do que na terça-feira (25.702), representando uma subida de 1,9%.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus

Siga ao minuto as últimas sobre a doença

Mapa

Conselhos sobre o coronavírus no explicador 

Conheça os mitos que deve ignorar sobre a doença 

Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8