page view

Número de mortos por coronavírus em 24 horas volta a subir: há mais 25 óbitos

Número de infetados subiu para 24505, mais 183 nas últimas 24 horas.

29 de abril de 2020 às 13:18

Em Portugal registaram-se 25 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas. No total já se registam 973 óbitos por Covid-19, uma subida de 2,6%.

O número de infetados subiu para 24505, mais 183 nas últimas 24 horas, um aumento de 0,8%. O número de doentes recuperados subiu para 1470. Ainda estão 3825 pessoas a aguardar resultado das análises.

Esta quarta-feira registam-se no total 980 pessoas internadas, sendo que 169 estão em cuidados intensivos.

A região Norte é a que regista o maior número de mortos (556), seguida da região Centro (196), de Lisboa e Vale do Tejo (195), do Algarve (13), dos Açores (12) e do Alentejo que regista um caso, adianta o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24h00 de terça-feira.

Das mortes registadas, 658 tinham mais de 80 anos, 191 tinham entre os 70 e os 79 anos, 86 entre os 60 e 69 anos, 28 entre 50 e 59, e dez entre os 40 e os 49.

Do total das pessoas infetadas, a grande maioria está a recuperar em casa, totalizando 21.082 (mais 33).

Os dados indicam que 980 estão internados, mais 44 do que na terça-feira (+4,7%), e 169 estão em Unidades de Cuidados Intensivos, menos três, o que representa uma diminuição de 1,8%.

Prevenção da violência doméstica

Foi accionado o Plano de contingência contra Violência doméstica no início de março. Espaços de acolhimento recebeu 50 vítimas nas suas nas casas.

Na habitual conferência de imprensa aos jornalistas, o secretário de Estado da Saúde, António Sales reforçou o número de apoio para a violência, 800 202 148, principalmente nesta fase de confinamento.

Apelo à vacinação

Graça Freitas avançou que a vacinação "é a única forma de proteger contra doenças graves" e evitar outras epidemias.

"Apelo aos pais e cuidadores para que não deixem de vacinar as crianças. Nós estamos numa epidemia e se baixarmos a vacinação podemos ter outras epidemias", disse Graça Freitas na conferência de imprensa diária de acompanhamento da pandemia de covid-19 em Portugal.

A diretora-geral da Saúde voltou a insistir para que os pais vejam se o boletim de vacinação dos filhos está em dia e, caso não esteja, devem ir ao centro de saúde.

Segundo Graça Freitas, os pais devem "de preferência" marcar o dia da vacinação no centro de saúde "para evitar ajuntamento de pessoas".

Preocupação devido a segunda vaga

"Preocupa-nos tudo o que tem a ver com situação. Estamos conscientes que não podemos descurar uma segunda vaga. Estamos a capacitar o SNS", informou o Secretário Geral da Saúde.

António Lacerda Sales diz que capacitação do SNS serve também para criar "almofada" para uma segunda possível vaga da pandemia.

Vítimas mortais por Covid-19

Sobre as vítimas mortais, a diretora-geral da saúde sublinha que "em Portugal não é possível em Portugal ser enterrado ou cremado sem o certificado de óbito".

"Estão contempladas pessoas que morrem em contexto hospitalar, pessoas que morrem em domicilio e as mortes em lares".

Novo sintoma em crianças

" Os pediatras acompanham a situação. Até à data, não temos nenhum caso em Portugal", referiu Graça Freitas.

SNS 24 atende 7.000 chamadas por dia e tempo de espera é "menos de meio minuto"

A linha telefónica SNS 24 atende diariamente 7.000 chamadas e o tempo de espera para atendimentos é "menos de meio minuto", disse o secretário de Estado da Saúde, recordando que esta ferramenta serve todos os doentes.

"O SNS 24 continua a ser a porta de entrada por excelência no Serviço Nacional de Saúde e serve não só para doentes com suspeita de covid-19 como outros que possam ter dúvidas sobre se devem ou não recorrer às unidades de saúde. Neste momento, o SNS 24 atende 7.000 chamadas por dia e tem um tempo médio de espera para atendimentos de menos de meio minuto", precisou António Lacerda Sales durante a conferência de imprensa.

O secretário de Estado frisou que, depois de ser levantado o estado de emergência, Portugal continuará "a ter de lidar com esta emergência de saúde pública".

"A pandemia continua e continuará a fazer parte das nossas vidas", sustentou.

Mais informação sobre coronavírus AQUI.

MAPA da situação em Portugal e no Mundo.

SAIBA como colocar e retirar máscara e luvas.

APRENDA a fazer a sua máscara em casa.

CUIDADOS a ter quando recebe uma encomenda em casa.

DÚVIDAS sobre coronavírus respondidas por um médico

Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8