page view

Bispo dos Açores afasta de funções padres que constam na lista de possíveis abusadores

Comunicado da diocese promete "tolerância zero" com abusadores.

08 de março de 2023 às 14:36

O bispo diocesano de Angra, D. Armando Domingues, informou, esta quarta-feira, em comunicado, que a diocese vai afastar do exercício de funções os padres que constam na lista de possíveis abusadores, divulgada pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal.

A decisão afeta um sacerdote de São Miguel e outro de Terceira. Segundo o comunicado estes padres ficarão impedidos de exercer as funções até ao fim do processo de investigação prévia.

"Esta decisão não é uma assumpção de culpa dos próprios nem uma condenação por parte do Bispo diocesano. Trata-se de seguir aquilo que o Papa Francisco tem recomendado como norma e prática da Igreja em matéria de abusos", esclarece.

A diocese de Angra informa que, segundo o relatório, foram recebidas denúncias de oito casos de alegados abusos na região - todos cometidos por pessoas diferentas. Dessas alegados agressores, quatro já faleceram e dois não foram considerados casos relevantes para a Comissão Independente.

"Mesmo cientes de que a perceção sobre a gravidade deste crime é hoje muito diferente do que era no passado, estes abusos nunca poderiam ter acontecido na Igreja. Pedir perdão é pouco. A diocese de Angra tudo fará para que os abusos não tenham mais lugar. A Igreja não pode sequer tentar esconder a tragédia dos abusos. Agiremos com tolerância zero para com os abusadores", lê-se no comunicado.

Em atualização

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8