page view

Com discotecas fechadas: Jovens levam colunas e fazem ‘minifestas’ no Bairro Alto

Fenómeno cresce com as restrições da Covid-19. Empresários do sector e moradores queixam-se.

24 de agosto de 2021 às 08:26

As discotecas estão fechadas, para estar no interior de bares e restaurantes é preciso certificado digital Covid-19: Esta é a realidade que rege o Bairro Alto, em Lisboa, desde que se instalou o ‘novo normal’ da pandemia. No entanto, os jovens já encontraram forma de ‘contornar’ as restrições e cresce um fenómeno, não só no Bairro Alto como em outros locais da noite da capital: os jovens levam colunas de som portáteis e fazem ‘minifestas’ pelas ruas, regadas a álcool comprado em estabelecimentos ou vendedores ambulantes.

Estes ajuntamentos não são novidade, mas, segundo o Público, agravaram-se nos últimos meses, com o levantamento de restrições da pandemia, que ao mesmo tempo limitam o negócio dos estabelecimentos noturnos.

Ao mesmo jornal, a Associação de Comerciantes do Bairro Alto queixa-se do "mal-estar" criado pelo caso, nos moradores e nos empresários, enquanto Carla Madeira, presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, destaca que o fenómeno acontece também durante a semana e em pontos como Cais do Sodré, o miradouro de S. Pedro de Alcântara ou a praça D. Luís, e que é objetivo travá-lo antes que cresça mais. A responsável aponta para a destruição dos jardins que acontece nestes ajuntamentos, para além do barulho gerado.

Também a PSP está atenta a estas ‘minifestas’ e tem-nas dispersado e atuado em conformidade. Se não é proibido dançar na rua, é necessária uma licença específica para passar música na rua, pelo que, só no último fim de semana, foram apreendidas 28 colunas portáteis usadas nestes ajuntamentos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8