Sopa, fruta e verduras servem de base para dieta a implementar durante uma semana.
1 / 8
Dietas baseadas no consumo de sopas e saladas são apontadas como a solução mais eficaz para perder peso. Devem, contudo, ser realizadas no espaço de uma semana, com pouco exercício físico.
A dietista Bárbara de Almeida Araújo lembra que a "dieta da sopa consiste em comer sopa ao almoço e jantar durante sete dias, podendo-se perder um quilo a cada dia". Sublinha, contudo, que esta dieta não deve ser feita por muito tempo pois é restritiva, visto que o consumo de proteína e de hidratos de carbono é reduzido. Como tal, a longo prazo pode provocar fraqueza, tonturas, dores de cabeça, hipoglicémia e carências nutricionais.
"A baixa ingestão proteica e a diminuição da prática de exercício físico (que é recomendada nesta dieta) conduz ainda a uma diminuição da massa muscular", referiu a dietista.
Basicamente, a dieta consiste em comer sopa e fruta (exceto banana e abacate) nas quantidades que entender, no primeiro dia. No segundo dia a fruta é substituída por verduras. No terceiro dia, come sopa, fruta e verduras. No quarto dia, à sopa é associado o consumo de leite magro e banana. No quinto dia, as refeições consistem em sopa, carne de aves ou vermelha, salada de tomate, e deve beber pelo menos seis copos de água. No sexto dia, duas sopas, três bifes e legumes. Já no último dia, à sopa e legumes cozidos e crus junta-se arroz integral.
Bárbara de Almeida Araújo explica que há diversas vantagens ao incluir sopa numa dieta: "é saudável, barata, é baixa em calorias, saciante, rica em vitaminas, minerais, água e fibra. Além disso, é de fácil digestão, ajuda a regular o trânsito intestinal e confere saciedade."
Avisa a dietista que, apesar de "não ser uma dieta a seguir por muito tempo, pode servir de incentivo e motivação para se iniciar uma dieta de emagrecimento e mudar alguns hábitos alimentares errados". O presidente da Associação de Doentes Obesos e Ex-Obesos, Carlos Oliveira, alerta que "a obesidade tem de ser vista como uma doença a combater e que resulta de muitas pessoas não conseguirem controlar o apetite".
Risco de "bomba calórica" verde
Uma salada pode ser uma refeição rica e equilibrada, contudo há ingredientes que não podem ser utilizados, caso contrário arrisca-se a criar uma 'bomba calórica' verde.
A dietista Bárbara de Almeida Araújo pede atenção ao molhos: "Não devem abusar, especialmente dos molhos industrializados, que estão repletos de açúcar, sal e gorduras pouco saudáveis." A adição de queijos gordos e croutons também é desaconselhada tal como alimentos em conserva, devido ao elevado teor de sal. Acrescenta ainda a dietista que "os alimentos refinados como a massa também devem ficar de parte".
As verduras devem ser a base da sua salada já que têm poucas calorias, são rica em vitaminas, minerais, água e fibra. Por isso use e abuse de verduras como a alface, agrião, rúcula, pepino ou os espinafres. Deve também incluir proteína como ovo cozido, frango, salmão ou atum.
Acrescente ainda na salada gorduras 'boas' como o abacate, frutos secos (15 gramas no máximo) ou sementes (uma colher de sopa).
Beber água, café ou chá mas sem açúcar
Num regime alimentar com o objetivo de perder peso, a água é a bebida mais recomendada. Chá e café podem ser bebidos, mas sem adição de açúcar.
"Faço saladas de quase tudo"
Preocupada em manter uma alimentação saudável, a relações-públicas Alexandra Figueiredo privilegia as sopas, frutas e legumes
Alexandra Figueiredo tem uma alimentação muito regrada, à base de fruta e legumes, e bebe, diariamente, muita água, chás e infusões para evitar a retenção de líquidos e manter-se o mais hidratada possível. Mas os cuidados com a alimentação não se ficam por aqui.
"Cada vez como menos carne e dou primazia a uma alimentação alcalina. Tento ser o mais saudável possível", afirmou a relações-públicas, acrescentando que adora sopa em qualquer altura do ano, mas preferencialmente no inverno. Contudo, confessa que raramente é ela a cozinhar. "Tenho a sorte de ter uma mãe que é, a par de outras coisas, a melhor cozinheira do Mundo, por isso a maioria dos pratos é ela que confeciona." Alexandra é, também, uma grande adepta de saladas. "Faço saladas de quase tudo: rúcula, lentilhas, grão, agrião, espinafres, com sementes, frutas, etc."
Para se manter em forma, Alexandra Figueiredo conta que há alguns alimentos proibidos na sua dieta. "Não como fritos, comida demasiado condimentada, natas ou leite de vaca. De resto, tento ser o mais equilibrada possível." Com regras bem definidas, a relações-públicas vai adaptando a alimentação às estações do ano.
"No verão como saladas e sumos de fruta naturais. No inverno, procuro a chamada 'alimentação de conforto'."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.