page view

Governo encerra escolas no norte do País e proíbe visitas a lares, hospitais e prisões da região

Em causa está o surto de coronavírus. Há 21 casos confirmados em Portugal.

07 de março de 2020 às 20:57

O Governo anunciou este sábado o encerramento de escolas de Felgueiras e da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto devido ao coronavírus. As visitas aos estabelecimentos prisionais e aos lares da região norte ficam igualmente suspensas.

Numa conferência de imprensa este sábado, em conjunto com a Direção Geral de Saúde, a Ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou que "ficam também temporariamente suspensas as visitas nos hospitais, lares e estabelecimentos prisionais da região norte". A ministra recomendou também o adiamento de eventos sociais.

"A autoridade nacional e as autoridades regionais de saúde recomendaram tecnicamente o encerramento da Escola Básica e Secundária de Idães em Felgueiras, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, do ICBAS [Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, também da Universidade do Porto], e do edifício onde funciona o curso de História da Universidade do Minho", precisou Marta Temido.

A Ministra da Saúde justificou o encerramento de escolas devido aos "casos recentemente confirmados como Covid-19 que estiveram em instituições de ensino, elevando assim o risco de transmissão".

"Dado que se aguardam ainda resultados de casos suspeitos validados em investigação, o risco que levou à determinação destas medidas será reavaliado nas próximas horas, durante o dia de amanhã [domingo]", indicou Marta Temido, assegurando o anúncio "das medidas julgadas necessárias oportunamente".

A Ministra da Saúde sublinha, no entanto, que o encerramento das instituições "não deve ser encarado com alarmismo, mas sim com a prudência e responsabilidades pedidas a todos neste momento".

Portugal regista até ao momento 21 casos de infeção pelo coronavírus que causa a doença Covid-19, mais oito do que os contabilizados na sexta-feira, anunciou este sábado a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, divulgado ao início da noite pela DGS, há 43 novos casos suspeitos, num total de 224 registados desde o início do ano, estando 47 a aguardar resultado laboratorial.

A região Norte é a que regista mais casos confirmados de infeção, com 15, seguindo-se a Grande Lisboa, com cinco, e um no Centro do país.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro na China, já provocou mais de 3.500 mortos entre mais de 101 mil pessoas infetadas em pelo menos 94 países.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8