page view

Dois novos sismos sentidos na ilha açoriana de São Miguel

Ao início da manhã foi sentido um tremor de terra de magnitude 4,8 na escala de Richter.

01 de junho de 2020 às 12:44

Dois novos sismos foram sentidos na manhã desta segunda-feira na ilha de São Miguel, nos Açores, ambos com magnitude superior a 2,0 na escala de Richter.

Segundo um comunicado do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, que cita o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), um dos eventos foi registado às 09h31 locais (10h31 em Lisboa) e teve magnitude 2,5 na escala de Richter e epicentro a cerca de três quilómetros a sul/sudoeste da Povoação.

O sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV na escala de Mercalli Modificada na Povoação, na em Ribeira Quente e Nossa Senhora dos Remédios, no concelho da Povoação.

O evento foi ainda sentido com intensidade III nas Furnas, no mesmo município.

Posteriormente, às 09h54 locais (10h54 em Lisboa) foi registado um novo sismo com magnitude 2,4 (Richter) e epicentro a cerca de quatro quilómetros a sul-suldoeste da Povoação.

O sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli Modificada) na Povoação e em Nossa Senhora dos Remédios.

De acordo com o CIVISA, o evento foi ainda sentido com as intensidades III na Ribeira Quente e no Faial da Terra e intensidade II/III nas Furnas.

Já ao início da manhã desta segunda-feira havia sido sentido em São Miguel um primeiro sismo com magnitude 4,8 na escala de Richter com epicentro a cerca de 19 quilómetros a este/nordeste das Formigas, um evento registado às 07h07 locais (08h07 em Lisboa).

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), Rui Marques, explicou que estes dois novos sismos sentidos em São Miguel "não têm nada a ver com o primeiro em termos de localização", porque "estão em locais muito distintos".

"No entanto, a sua proximidade temporal e o seu alinhamento noroeste-sudeste, coincidente com um dos principais alinhamentos tectónicos de são Miguel, poderão indiciar que estes sismos estão relacionados", acrescentou, em declarações à Lusa.

O responsável frisou que se trata de "duas zonas sismogénicas tectonicamente ativas e que frequentemente apresentam atividade".

O primeiro sismo foi sentido "em quase toda a ilha" de São Miguel e os dois últimos "circunscritos ao concelho da Povoação", referiu ainda o presidente do CIVISA.

Contactada pela Lusa, a Proteção Civil dos Açores disse não haver registo de quaisquer ocorrências relacionadas com os sismos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8