page view

'Doutores' abandonam cerimónia em protesto

Dois mil estudantes trajados abandonaram, esta tarde, em sinal de protesto, a cerimónia de boas-vindas aos novos alunos da Universidade do Minho (UM). A 'debandada' aconteceu quando o reitor, António Cunha, iniciou o seu discurso de boas-vindas. De forma ordeira e silenciosa, 'doutores' e 'engenheiros' levantaram-se das bancadas e abandonaram o Complexo Desportivo da UM, em Braga, onde decorria a cerimónia.

17 de setembro de 2012 às 17:49

O protesto dos estudantes pretendeu demonstrar o "desconforto que se tem sentido dentro da Universidade do Minho", disse ao CM, Pedro Silva, o aluno mais antigo da academia.

À margem da cerimónia, que serviu para acolher os cerca de dois mil novos alunos, o reitor António Cunha rejeitou fazer qualquer leitura do protesto. "Este tipo de atitudes ficam com quem as toma", disse o reitor.

Universidade e estudantes têm estado de costas voltadas por causa das praxes académicas, desde que no ano passado a reitoria aprovou um novo código de ética que proibe as praxes dentro dos recintos universitários.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8