page view

Capacetes respiratórios como tratamento para a Covid-19. Saiba que aparelhos são estes

À beira da rutura, Hospital de São João no Porto já dá formação para uso destes aparelhos.

15 de novembro de 2020 às 16:04

Os profissionais do Serviço de Urgência (SU) do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, estão a receber formação sobre um aparelho denominado de 'Helmet' ("capacetes respiratórios"), utilizados na ventilação de doentes com covid-19, apesar desta unidade hospitalar só ter neste momento uma vaga para tratamento de doentes críticosMas que aparelho é este?

O 'Helmet' é um dispositivo de origem italiana que já tem alguns anos de utilização. Veio comprovar, de forma ainda mais sensível, o seu interesse na primeira vaga da pandemia covid, em Itália, onde foi muito utilizado.

A técnica tem vindo a revelar-se de grande utilidade nesse contexto. Este dispositivo facilita a oxigenação e as trocas gasosas do organismo.

"Trata-se de um dispositivo que permite administrar oxigénio em altas concentrações, ao mesmo tempo que fornece uma pressão positiva durante a inspiração e a expiração que é muito importante neste tipo de pneumonia, em que os alvéolos pulmonares estão, por assim dizer, mais rígidos, e que precisam desta pressão para se expandirem e facilitarem a oxigenação e as trocas gasosas do oxigénio pelo dióxido de carbono que normalmente acontece nos pulmões", explica Nélson Pereira, coordenador da equipa covid do SU do Hospital de São João.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8