page view

Granizo destrói vinhas

Vinte minutos bastaram para destruir vinhas na região duriense.

11 de junho de 2015 às 18:02

Vinte minutos de chuva intensa, granizo e trovoada provocaram inundações, transformaram as ruas num rio e destruíram várias vinhas, na tarde de terça-feira, na freguesia de Celeirós do Douro, Sabrosa.

"A aldeia parecia ter sido invadida por um rio de granizo. Nem se conseguia ver o paralelo e ficou tudo destruído", disse Paulo Ramos, que testemunhou o temporal. "Em 81 anos de vida nunca vi tanta água dentro de minha casa nem na rua", contou Delfina Costa, que ficou com a casa alagada. Para além dos prejuízos nas habitações, o temporal provocou inúmeros estragos nas vinhas.

"Perdi 70% da produção. O granizo estragou a uva e não dá para reverter. Costumo produzir 15 pipas de vinho, este ano se tiver três já é muito", explicou Cristiano Teixeira, vinicultor. "Foi um horror, o terror absoluto, enxurradas que atravessaram a aldeia e inundaram as vinhas. O granizo fustigou as varas", disse Antónia Silva, produtora que aponta um prejuízo de 20%. A maior parte dos agricultores e produtores locais não tem seguro, pois consideram que os prémios são muito elevados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8