page view

Chuva não dá tréguas. Saiba o que pode esperar do tempo nos próximos dias

Condições meteorológicas adversas resultantes de chuva intensa, rajadas de vento e forte agitação marítima.

10 de fevereiro de 2021 às 01:30

A chuva intensa, rajadas de vento e forte agitação marítima vão continuar pelo menos nos próximos oito dias. As condições atmosféricas adversas provocaram ontem cheias em Oliveira do Bairro, Mortágua, Mangualde e Benavente. E a subida do caudal do Douro e do Tejo levaram as autoridades a colocarem as populações em alerta. Os oito distritos do Litoral a norte do estuário do Tejo estão esta manhã em aviso laranja por ondas até seis metros de altura. No resto do território do continente, só os distritos de Santarém, Portalegre e Évora não estão sob aviso amarelo devido à chuva e vento.

Para os próximos dias, a meteorologista Paula Leitão, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, admite “uma ligeira melhoria do estado do tempo”, ainda assim a “previsão é de chuva e poderá ser de neve nas Terras Altas”, como aconteceu em Boticas. “O mau tempo resulta de uma cintura de depressões que se desloca da América para a Europa e que ontem foi acompanhada por uma frente fria pela Península Ibérica”, acrescentou.

O risco de cheias levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil a emitir um aviso à população e as próximas horas são de ansiedade para as populações que vivem junto ao Douro e Tejo. Recorde-se que, em dezembro de 2019, foi a última vez que no Porto a Ribeira foi inundada, com a água a atingir os 80 centímetros. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8