page view

Milhões de processos nos serviços do Estado aguardam despacho

Acrílicos e máscaras vão ser distribuídos aos funcionários que atendam o público.

18 de abril de 2020 às 09:22

Há milhões de processos que estão por despachar nos vários serviços do Estado. Apesar de existirem 64 mil funcionários públicos em teletrabalho, são muitas as solicitações que ficaram por atender e que agora se acumulam nos diversos serviços da Administração Pública.

Assim, por exemplo, segundo apurou o CM, cerca de um milhão de Cartões de Cidadão já caducaram ou estão prestes a caducar, não fosse a regra excecional da suspensão de prazos de validade dos documentos oficiais, que entrou em vigor no passado dia 14 de março (decreto-lei 10-A/2020), aqueles cartões já não teriam validade.

O mesmo se passa com as cartas de condução. Quer o requerimento de primeiras vias, quer em termos de pedidos de renovações são milhares os títulos que se acumulam no Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT).

Fonte oficial do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública disse ao CM que os " 64 mil trabalhadores da Administração Pública, correspondem à quase totalidade dos trabalhadores do Estado suscetíveis de exercer funções em teletrabalho (técnicos superiores e alguns assistentes técnicos das carreira gerais)".

Antes de receber fisicamente os funcionários, as repartições e os serviços públicos estão a mudar as suas instalações. Segundo apurou o CM, em todos os departamentos que tenham atendimento presencial estão a ser colocados separadores de acrílico entre os funcionários e os cidadãos. Estão também a ser contabilizadas as máscaras e o gel desinfetante a ser distribuído por cada serviço.

Numa primeira fase aquele atendimento presencial deverá ser feito, preferencialmente, por marcação, definindo os vários serviços o número de atendimentos diários.

Aulas com máscara em maio no Superior

Retroativos podem não ser pagos já

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8