Uma alimentação que dispensa os alimentos provenientes dos animais pode ser adequada durante todas as fases do ciclo de vida.
1 / 2
É possível cumprir uma alimentação adequada livre de carne, leite e ovos. Mas não é uma tarefa fácil e, na prática, obriga a ter de reaprender a comer. "As dietas vegetarianas, quando bem planeadas, com o auxílio de um nutricionista, podem ser nutricionalmente adequadas durante todas as fases do ciclo de vida", sublinha a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento.
O acompanhamento resulta da "adoção e manutenção de uma alimentação vegetariana, em particular, vegana [dieta que não inclui carne, leite e ovos]". O corte com estes alimentos "exige um conjunto de conhecimentos específicos, alimentares e de composição nutricional dos alimentos, sendo por isso de salientar que os indivíduos que pretendem adotar uma dieta vegetariana a longo prazo devem procurar acompanhamento de um nutricionista", avançou Alexandra Bento.
A consulta de um profissional assume maior importância, "dado que irá informar e esclarecer os benefícios e riscos associados a este tipo de alimentação, bem como aconselhar e acompanhar na prática a sua implementação e auxiliar a ultrapassar barreiras que possam inicialmente surgir", sustentou.
O nutricionista surge, então, como "responsável pela definição das orientações alimentares específicas, de modo a garantir e assegurar a inexistência de défices nutricionais", salientou Alexandra Bento. "O aconselhamento alimentar por parte de um nutricionista é determinante para assegurar que a alimentação é a adequada e permite atingir as necessidades nutricionais. A suplementação nutricional deverá ser considerada apenas no caso das necessidades nutricionais não se atingirem através da alimentação", adianta.
O vegetarianismo é possível em todas as idades, mas Alexandra Bento recordou que "no caso das crianças e dos adolescentes que não consomem alimentos fortificados em vitamina D ou cuja exposição solar seja limitada deve recorrer-se igualmente à suplementação nesta vitamina".
PORMENORES
Vegetarianismo
Regime alimentar baseado em alimentos de origem vegetal. Na solução mais restrita, para além do não consumo de carne, não inclui nem ovos nem laticínios. Tem origem na tradição filosófica indiana.
Movimento vegan
São este ano assinalados os 75 anos da criação na Inglaterra da Sociedade Vegan. O Movimento tem hoje projeção mundial na defesa da proibição do uso de animais na alimentação, vestuário, medicação ou cosmética.
Riscos a evitar no uso de vegetais
A proteína, determinante no restabelecimento de energia, manutenção dos órgãos ou produção de hormonas, encontra-se presente num número limitado de vegetais que terão, por isso, de ser ingeridos com mais frequência, como a quinoa ou sementes de cânhamo.
Outro dos nutrientes indispensáveis é o ferro, que pode ser obtido através do consumo de espinafres, lentilhas ou salsa. Os ácidos gordos ómega 3 ou 6 podem, por sua vez, ser encontrados em alimentos como os frutos secos, em particular as nozes, e também na linhaça. Mais complicada é a obtenção da vitamina B12, cuja ausência provoca anemia e danos no sistema nervoso. A indicação é uma dose diária de um suplemento criado à base de microrganismos.
Vegetarianos com menor incidência de várias doenças
"Passei a sentir mais energia"
A protagonista da novela ‘Alguém Perdeu’, da CMTV, Mafalda Luís de Castro, de 29 anos, revela que a sua vida mudou radicalmente desde que passou a adotar a dieta vegana. "Foi muito fácil. Já era vegetariana. Comecei por deixar a carne, no ano seguinte o peixe e logo a seguir os laticínios. Passei a sentir-me com mais energia. Sinto- -me livre por saber que não causo sofrimento a ninguém."
A atriz explica que as razões que a levaram a deixar de comer proteína animal se deveu ao facto de ter um animal de estimação. "Comecei a olhar para o meu cão e comparei-o com outros animais. E deixou de fazer sentido para mim continuar a comer carne. Todos têm direito à vida", diz. A alteração da dieta de Mafalda não teve acompanhamento médico, uma situação que lamenta. "No meu caso não recorri a ajuda médica. Hoje teria o feito de forma diferente. Tive sempre o apoio dos meus amigos que já eram vegan e esclareceram todas as minhas dúvidas", completou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.