page view

Patriarca de Lisboa saúda acordo sobre hepatite C

Manuel Clemente lamenta que só tenha acontecido após uma morte.

07 de fevereiro de 2015 às 14:56

O patriarca de Lisboa considerou este sábado muito positivo o acordo alcançado para que todos os doentes possam aceder aos medicamentos inovadores para a hepatite C, mas lamenta que só tenha ocorrido após uma morte, informou a Rádio Renascença.

Manuel Clemente participou hoje de manhã na sessão de abertura da 16.ª jornada diocesana da Pastoral da Saúde, com o tema 'O apoio espiritual ao doente', no Hospital Pulido Valente, em Lisboa.

O patriarca saudou o acordo alcançado entre o Governo e o laboratório farmacêutico Gilead para o fornecimento ao Estado português de um tratamento inovador para a hepatite C, mas lamentou que fosse preciso uma tragédia - a morte de uma mulher de 51 anos -, para que a situação fosse resolvida.

"Às vezes acontece tragicamente assim, ou seja, é necessário que haja um susto para que as pessoas acordem e as resoluções" aconteçam, afirmou o patriarca, citado pela rádio.

Manuel Clemente destacou ainda que há muitos fatores a ter em consideração neste caso, como "o interveniente Estado, a indústria farmacêutica, o paciente que precisa de ser atendido".

"É na conjugação de todos estes fatores que chegaremos a uma boa solução. E felizmente assim foi. Parabéns", considerou.

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, anunciou na sexta-feira que o novo medicamento para tratar a hepatite C vai estar disponível em "quantidades substanciais", na próxima semana, havendo condições para que os doentes iniciem o tratamento ainda este mês.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8