page view

Artigo exclusivo

PSP prepara Jornada Mundial da Juventude com segurança do Papa Francisco

Serviços de Segurança do Vaticano estiveram em Lisboa. Acompanharam a PSP na revista aos locais onde Francisco vai estar.

29 de maio de 2023 às 01:30

1 / 6

Papa Franciso, Marcelo Rebelo de Sousa
Papa Franciso, Marcelo Rebelo de Sousa Ricardo Almeida
Imagem 47540970.jpg (18112110) (Milenium)
Miguel Monsanto/cmtv
Papa Francisco
Papa Francisco REMO CASILLI/reuters
D. Américo Aguiar
D. Américo Aguiar Tiago Sousa Dias
Parque Eduardo VII
Parque Eduardo VII Cátia Barbosa
Papa Francisco
Logo Premium CM
Logo Premium CM
Logo Premium CM
Logo Premium CM
Logo Premium CM

Com Francisco debilitado (ver caixa), a operação de segurança da visita a Portugal está a ser preparada ainda com maior atenção. Assim, está já definido que o chefe da Igreja Católica chegará ao Aeroporto Humberto Delgado, Lisboa, na manhã de 2 de agosto. O regresso será ao final da tarde de 6 de agosto. Francisco vai passar quatro noites na Nunciatura Apostólica, a casa do Papa em Lisboa. Este local foi o primeiro a ser visitado pela delegação das polícias dos dois países. Está previsto que na estada do Papa, o edifício seja vistoriado por brigadas antibomba da PSP. O CM sabe que não está prevista a presença no edifício de atiradores especiais, ‘snipers’, do Grupo de Operações Especiais da PSP. Esta unidade de elite, uma das cinco da Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP, vai, no entanto, ser requisitada consoante as necessidades de policiamento e, principalmente, a análise da ameaça terrorista, que será atualizada ao segundo durante a visita.

Vistorias frequentes de deteção de explosivos terão, também, os altares das cerimónias religiosas, assim como o Palácio de Belém, o Centro Cultural de Belém, e o Mosteiro dos Jerónimos, onde está previsto que o Papa compareça. A responsabilidade pertencerá aos binómios homem/cão do Grupo Operacional Cinotécnico da UEP.

Empenhamento total terá o Corpo de Segurança Pessoal (CSP). Já está decidido que, sem descurar as atribuições de vigilância a entidades públicas e privadas atribuídas a esta subunidade da UEP, todos os elementos disponíveis estarão destacados na vigilância a Francisco. O esforço do CSP será redobrado com a presença de entidades estrangeiras convidadas para a JMJ. A PSP e os Serviços de Segurança do Vaticano organizam também já o transporte das viaturas que transportarão Francisco em Portugal, e que vão chegar de avião pouco antes do início da JMJ.

PORMENORES

2500 polícias

O Comando da PSP de Lisboa será reforçado com um total de 2500 agentes durante a estadia do Papa Francisco.

Só Faro não cede

Só o Comando de Faro não vai ceder efetivos para esta operação. A necessidade de vigilância ao turismo obriga a manter o dispositivo.

Forças armadas

Os 3 ramos das Forças Armadas vão ceder viaturas para os transportes logísticos a realizar pelas polícias durante a visita.

Peregrinos já pagaram 8,9 milhões de euros

As contas da Fundação Jornada Mundial da Juventude, recentemente divulgadas, apontam para um valor de 8,9 milhões de euros no que diz respeito às inscrições dos peregrinos, até final de 2022. As iniciativas da JMJ são de acesso gratuito. No entanto, por razões logísticas e de segurança, e também para ajudar a cobrir os custos, os interessados são convidados a inscreverem-se e a pagar a participação. Os preços variam entre os 50 e os 255 euros. Há diversos pacotes, mediante as necessidades dos peregrinos, desde o alojamento e a alimentação e em função do período que permanecem em Lisboa.

É no Parque Tejo que decorrem os eventos principais. O altar-palco já está em construção e custa 2,9 milhões de euros. A Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, é a mais cara de sempre: vai custar 160 milhões de euros.

Saúde de Francisco está a preocupar portugueses e a organização da JMJ

Desde o início do ano, o Papa Francisco já por duas vezes foi obrigado a cancelar compromissos devido a problemas de saúde. Apesar de estarem convictos de que dentro de 66 dias aterrará em Lisboa, para presidir à Jornada Mundial da Juventude, os portugueses não escondem a preocupação com o estado de saúde do Santo Padre. Assim como os organizadores do evento. É que Francisco tem 86 anos de idade e conta, desde criança, com apenas um dos pulmões. A febre que obrigou ao cancelamento da agenda papal na sexta-feira foi mais um alerta para todos.

ALEGRIA E AFLIÇÃO

D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ e bispo auxiliar de Lisboa, assegura que tudo está a ser feito “dentro dos calendários previstos”. Diz ainda que não se pode “perder muito tempo” e que sente um “misto entre alegria e aflição”, tendo em conta que faltam pouco mais de dois meses para a vinda do Papa.

CINCO DIAS EM PORTUGAL

Francisco chega a Lisboa na 4.ª feira, 2 de agosto, logo pela manhã. A cerimónia de boas-vindas à JMJ está prevista para a tarde do dia seguinte, no Parque Eduardo VII. Na sexta deve confessar e encontrar-se com vítimas de abusos sexuais na Igreja. Vai a Fátima no sábado de manhã e no domingo preside à missa de encerramento da JMJ.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8