Projetos selecionados abrangem sete distritos. Conheça os 10 finalistas que foram a concurso.
1 / 11
A 4ª edição do Prémio Voluntariado Universitário distinguiu esta quinta-feira, em Lisboa, o projeto ‘Comunidade por uma vida saudável’, do Instituto Politécnico de Setúbal, o ‘Gerações Unidas’, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e as ‘Escolas Superpoderes’, da Universidade do Porto (UP).
A UP voltou a ser distinguida com a menção honrosa ‘IES +Solidária’, por ter sido a instituição a apresentar mais candidaturas, e foi acompanhada, pela primeira vez, pelo Instituto Politécnico de Setúbal.
No total, foram 10 os finalistas desta edição do Prémio de Voluntariado Universitário (PVU) Santander Universidades, que atraiu um total de 100 candidaturas de 16 distritos do País – um número recorde de candidatos, o dobro do registado no ano anterior. Os projetos a concurso mobilizaram 4000 voluntários em causas das mais diversas áreas sociais, com impacto em 100 000 pessoas.
Os 10 projetos selecionados abrangeram os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Portalegre, Porto, Setúbal e Vila Real. Entre os temas dos projetos candidatos apresentados a concurso, 31,5% diziam respeito à Inclusão Social, 17,8% à Saúde, 11% à Educação, 11% à problemática do Envelhecimento e 9,6% ao Desenvolvimento de competências.
Jovens (27%), Crianças (14%), Idosos (11%), Famílias (7%), Imigrantes e Pessoas com Deficiência (4%) e Doentes (2%) são alguns dos beneficiários aos quais são dirigidos.
Tendo em conta a importância deste prémio, foi decidido reforçar o apoio financeiro nas diferentes categorias. Cada um dos três projetos vencedores recebeu 4000 euros, enquanto os restantes sete finalistas tiveram direito a um prémio de 1000 euros cada. Existiu ainda um Prémio Comunicação para o vídeo finalista com o maior número de votos online, no valor de 1000 euros. A seleção do vencedor foi realizada através de votação do público no website do Prémio Voluntariado Universitário. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu esta quinta-feira, 5 de dezembro, às 15h00, na sede do Banco Santander, em Lisboa.
Conheça os dez projetos universitários finalistas:
Escolas de Superpoderes
Conheça os dez projetos universitários finalistas: Escolas de Superpoderes O que é: Tema: Quem: Como: Apoio Santander: Tema: Quem: Como:
Conheça os dez projetos universitários finalistas: Escolas de Superpoderes O que é: Tema: Quem: Como: Apoio Santander: Tema: Quem: Como:
Já T'Explico
O que é: Combater o insucesso escolar de crianças em situações socioeconómicas difíceis.
Tema: Educação
Quem: Grupo informal de estudantes da Universidade do Porto.
Como: Disponibilização de apoio escolar e explicações a alunos do 2º e 3º ciclos em situação de desvantagem socioeconómica. A intervenção inclui ainda a organização de atividades lúdicas e de promoção da cidadania. Já foram impactadas 58 crianças. Atualmente acompanham cerca de 30 alunos em regime contínuo.
Apoio Santander: Irá permitir escalar o projeto, permitindo apoiar um número maior de aprendizes com o financiamento de mais atividades e uma maior divulgação do projeto.
ShareToy
O que é: Recolha de brinquedos danificados que são reparados por alunos das áreas de eletrónica, telecomunicações e informática e posteriormente doados a instituições com crianças.
Tema: Economia circular.
Quem: Institute of Electrical and Electronics Engineers Universidade de Aveiro
Como: Esta iniciativa tem 3 fases: - recolha de brinquedos danificados, embora sejam aceites todo o tipo de brinquedos; reparação, onde estão planeadas 4 sessões de reparação no DETI (Dep. de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro); fase de entrega às instituições, tornando todas as crianças carenciadas mais felizes, através de um presente na época de Natal. Contam com a participação de cerca 100 pessoas. Pretendem arranjar 300 brinquedos para entrega.
Apoio Santander: Investir em material técnico para a reparação de brinquedos (como impressoras 3D, o seu filamento, estação de solda, alicates, LED, baterias, pilhas). Material para divulgação do projeto (ex: lona, cartazes, investir numa campanha de comunicação).
U.Dream
O que é: Projeto social de educação não formal que tem como missão educar para o impacto social.
Tema: Inclusão social de crianças e desenvolvimento de competências de cidadania.
Quem: Associação U.DREAM Portugal Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Como: Utilizando a metodologia de impacto U.DREAM – Eu, Eu com os Outros e Eu na Comunidade. Um programa de 2 anos, dividido por 4 semestres, que se foca no desenvolvimento de competências pessoais e na envolvência na comunidade. Colocando simultaneamente em prática diversas experiências sociais que impactam diferentes públicos alvo e desenvolvendo no final um projeto de impacto social próprio.
Impacto do projeto: 2 lares de infância no Porto, 36 voluntários, 40 crianças carenciadas.
Programa de Voluntariado Intergeracional - Qualidade
O que é: Campo de férias para idosos em risco de abandono em que são dinamizadas atividades através de voluntariado jovem
Tema: Envelhecimento
Quem: Instituto Politécnico do Porto
Como: Organização de um campo de voluntariado jovem em que são dinamizadas atividades que têm como beneficiários idosos identificados pela autarquia como em risco de abandono ou isolamento. Este campo responsabiliza a cada jovem voluntário o papel de cuidador de uma pessoa sénior, com a missão de acompanhar, apoiar, partilhar experiências culturais e de lazer. Os seniores restabelecem assim laços emocionais e usufruem de uma espécie de ‘férias cá dentro’. Sustentabilidade financeira através do apoio monetário de P. Porto e C.M. Porto. Pretendem impactar entre 10 e 25 idosos sinalizados em Felgueiras.
Apoio Santander: Financiamento da segunda edição de um campo de voluntariado e outros programas que o Instituto Politécnico do Porto se encontra a desenvolver.
Olival Ecológico e Solidário
O que é: Apoio social através de valorização de produção agrícola existente na IES
Tema: Inclusão social
Quem: Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre
Como: Valorização do Olival de 8 hectares existente no Politécnico de Portalegre, através da organização de atividades de apanha de azeitona no olival do campus, em conjunto com os beneficiários de diferentes instituições sociais locais fomentando a sua integração e conhecimento sobre o processo. Posterior transformação em azeite para doar às respetivas instituições, que abrangem como beneficiários pessoas com deficiência, famílias, crianças e jovens e idosos. Parcerias relevantes firmadas com entidades carenciadas beneficiárias, cooperativas de produção de azeite, junta de freguesia e outras universidades. Pretendem abranger cinco instituições sociais locais.
Apoio Santander: Distribuição de metade do valor pelas 5 instituições sociais que irão apoiar na colheita (Cerci; APPACDM; Santa Casa da Misericórdia de Portalegre; Internato; Lar de Infância e Juventude Especializado Pracachopos). A outra metade será alocada ao Departamento de Ação Social da AAIPP, para desenvolver projetos de cariz social.
Gerações Unidas
O que é: Combater o isolamento de idosos através de visitas domiciliárias.
Tema: Inclusão social de idosos
Quem: Associação sem fins lucrativos - Growgreen Food Association Universidade de Trás-os- -Montes e Alto Douro
Como: Este projeto promove visitas regulares (semanais) de voluntários à casa de idosos de Vila Real identificados e que já usufruem do apoio domiciliário de uma IPSS. Estas visitas têm como objetivo combater a solidão através da partilha de vivências entre estas duas gerações. Os voluntários são capacitados com ações de formação por profissionais qualificados. Pretendem ainda sensibilizar os alunos da UTAD para esta problemática, através da realização de workshops. Iniciou-se como piloto em 2019 com 5 beneficiários. (5 voluntários). Pretendem alargar o projeto para 10 beneficiários (10 voluntários) em 2020.
Apoio Santander: A bolsa seria fundamental para a concretização de sonhos dos idosos (ex: como andar pela primeira vez de avião).
Acordar Coimbra
O que é: Incentivo à cidadania ativa, responsabilidade social e empreendedorismo dos estudantes universitários.
Tema: Desenvolvimento de competências de cidadania de jovens universitários.
Quem: Júnior Empresa da Universidade de Coimbra, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Como: Organização de uma competição de ideias e/ou projetos para melhorar a cidade de Coimbra nas áreas sociais, ambientais e de planeamento urbano. Em 2-3 dias intensivos de formação, desenvolvimento e planeamento, as ideias ganham vida, são desenvolvidas e apresentadas segundo um painel de jurados, sendo atribuído um prémio monetário às melhores de cada categoria. Planeiam acrescentar um dia de palestras abertas, de modo a educar os locais no que concerne ao terceiro setor. Parcerias bem firmadas com várias entidades (ex: C.M. Coimbra, U. Coimbra, Outras Associações).
Apoio Santander: Financiamento da edição 2020 (custo do evento e prémio de 1000 euros para os 3 projetos vencedores), tendo o Santander como main sponsor (pois o valor do prémio é o total que pretendem angariar).
Comunidade para uma Vida Saudável
O que é: Combate ao isolamento social de idosos em bairros carenciados através da prática de atividade física.
Tema: Inclusão social de idosos.
Quem: Grupo informal de estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal.
Como: Incentivo e oferta gratuita de práticas desportivas em bairros carenciados em Setúbal para reforçar a coesão social entre moradores (ex: caminhadas e corridas ao final do dia, passeios de canoagem, etc). A prática de atividades em conjunto permite estabelecer relações interpessoais entre os moradores, promovendo a coesão social. Esta ação pretende ainda avaliar a condição física geral e funcional dos moradores idosos, sensibilizando-os para a importância da atividade física e proporcionar momentos sociais de convívio. Preveem impactar cerca de 60 moradores (entre os 55 e 78 anos de idade), com a participação de 30 voluntários.
Apoio Santander: Atividades de interação e socialização (alimentação, transporte, aluguer de espaços e materiais). Workshops e Seminário. Avaliações e controlo das sessões.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.