page view

Nasa projeta novo 'Concorde'

Americanos desenvolvem avião comercial supersónico.

01 de março de 2016 às 13:13

Doze anos depois do fim dos voos do ‘Concorde’, o avião franco-britânico que marcou uma era, a NASA está a projetar uma nova aeronave que possa recuperar os voos comerciais acima da velocidade do som. O administrador da NASA Charles Bolden anunciou esta segunda-feira que a agência espacial americana está empenhada no projeto. "A NASA está a trabalhar arduamente para tornar os voos mais verdes, seguros e silenciosos. Tudo ao mesmo tempo que desenvolve um avião que viaje mais depressa e constrói um sistema de aviação que opere de forma mais eficiente".

A NASA apresentou o esboço do avião que pretende acelerar as viagens comerciais. Foi anunciado um contrato com o fabricante Lockeed Martin para desenvolver a nova aeronave.

O projeto for Quiet Supersonic Technology (QueSST) vai ser desenvolvido pela Lockeed Martin em Palmdale, na Califóronia. A empresa americana vai receber 17 milhões de euros nos próximos 17 meses para desenvolver o design do avião. A construção da nova aeronave ficará para um momento posterior. Prevê-se que os primeiros testes de voo só aconteçam depois de 2020.

O projeto da NASA recupera o legado dos aviões supersónicos ‘Concorde’, que  voaram entre 1976 e 2003. De fabrico francês e britânico, levavam entre 92 a128 passageiros e atingiam velocidades de Mach 2.04 - 2,179 km/h. O trágico acidente que matou 109 pessoas nos arredores de Paris, em 2000, e os elevados custos de manutenção e operação ditaram o fim dos voos supersónicos, em 2003.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8