Um guia para quem precisa de refrescar a memória sobre o ponto em que começa a 7ª temporada
Uma das mais populares séries dos últimos anos volta aos ecrãs no início da próxima semana. Nos EUA, o primeiro episódio da sétima temporada passa na noite de domingo. Em Portugal, a estreia chega menos de 24 horas depois, na segunda-feira, através do canal Syfy. Para quem precisa de refrescar a memória, ou para os que já se perderam num enredo tão denso, aqui fica um pequeno guia do ponto em que ficaram as personagens principais no final da 6ª temporada. E cuidado, que o inverno está mesmo a chegar...
Jon Snow
O filho bastardo de Lord Eddard Stark, mais conhecido como Ned Stark, parece ter finalmente resolvido os complexos freudianos que o impediam de ser o líder que nunca quis ser. Proclamado ‘Rei do Norte’, cabe-lhe defender a muralha contra os White Walkers, os zombies das terras geladas. Na última temporada, soubemos pelas visões de Bran Stark que Jon afinal é filho de uma irmã de Ned, Lyanna, e de Rhaegar Targaryen que raptou a mãe de Jon e morreu num duelo com Ned. O que quer dizer que é que Jon é afinal sobrinho da mãe dos dragões, Daenerys Targaryen, o que, com certeza, vai complicar (ainda mais) o enredo da série. Mas Jon ainda não sabe de nada disto. Agora que tem a seu lado a prima (ou meia-irmã, não compliquemos) Sansa Stark e a bruxa que mais vezes vemos nua na TV, Melisandre, o homem que ressuscitou na última temporada continuará a ser uma das personagens principais. Veremos se a aliança com os wildlings que fugiram para sul do muro não lhe custa uma segunda morte.
Já foi raptada, violada, abusada, casada, humilhada e muitas outras coisas acabadas em "ada", mas a filha de Ned Stark parece ter encontrado segurança na companhia de Jon Snow, depois de seis temporadas em que chorou como mais ninguém. A menina que Joffrey Baratheon obrigou a casar com o tio, Tyrion (o menos ruim dos seus verdugos), poderá, enfim, deixar de ser a gata borralheira da série…
Arya Stark
Mais uma das várias personagens de ‘Guerra dos Tronos’ que anda há seis temporadas a tentar chegar a algum lado (neste caso a casa). A irmã de Sansa e Jon escapou da terrível seita dos Faceless Man, depois de ter aprendido a combater às escuras, matando uma rapariga de muito mau humor, que tudo tentou para lhe abreviar os dias. Arya está quase a completar a lista de pessoas a assassinar para vingar a morte do pai. O último que despachou foi Walder Frey, o infame anfitrião do Red Wedding (casamento vermelho), onde morreram o irmão mais velho (Robb Stark) e a mãe (Lady Catelyn).
Daenerys Targaryen
Aparentemente, quando José Mário Branco escreveu os versos " Eu vim de longe / De muito longe / O que eu andei / p´ra´qui chegar" não estava a pensar na mãe dos dragões. Mas, à sétima temporada, Daenerys volta a fazer-se ao caminho. O destino é King’s Landing, a capital dos Sete Reinos. Aparentemente, a Khaleesi está muito longe, mas, na última temporada, o anão Tyrion Lannister demorou apenas dois episódios a encontrá-la, o que confunde os estudiosos da geografia de Westeros e Essos. Depois de muitas peripécias em Meereen, a cidade da grande pirâmide, Daenerys tem agora tudo para arrasar quem se cruzar com ela - um exército de ex-escravos, uma poderosa frota e três dragões. Vemo-la partir para lutar pelo Trono de Ferro, mas ninguém pode garantir que lá chegará antes de mais uma ou duas temporadas.
Cersei e Jaime Lannister
Irmãos gémeos, amantes, maus como as cobras. Cersei e Jamie Lannister estão de novo juntos em King’s Landing e ela acaba de cumprir a profecia de ter sobrevivido a todos os filhos – concebidos secretamente da relação incestuosa com Jamie. No final da sexta temporada, Cersei vingou a humilhação do ‘walk of shame’ ao usar uma espécie de bomba de napalm verde para destruir a catedral, matando o líder de seita High Sparow, a rainha Margaery e mais uma série de personagens chatas e irritantes. O que incluiu o tolinho rei Tommen, filho de Cersei, que se suicidou ao aperceber-se da explosão. Cersei e o irmão maneta têm agora tudo para serem os maus que sempre gostaram de ser. Veremos se a união resiste à sede de poder de Cersei.
Tyrion Lannister
A mais divertida personagem da série é agora conselheira da mãe dos Dragões. A última vez que o vimos, Tyrion seguia em direcção a não sei onde, a bordo de um dos barcos da frota de Daenerys Targaryen. Presume-se que vão a caminho de King’s Landing, mas é duvidoso que Tyrion queira combater. Mais depressa o veremos a beber ou ao colo de uma bela donzela do que a puxar da espada.
Theon e Yara Greyjoy
Mais um par de irmãos que se volta a reunir, sendo que também aqui um deles perdeu uma parte do corpo. Theon não ficou sem uma mão, mas o sádico Ramsay Bolton cortou-lhe a parte mais importante do aparelho reprodutivo (já agora, lembramos que essa maléfica criatura morreu devorada por cães em Winterfell, após perder a batalha contra Jon Snow.) Os Greyjoy acordaram com Daenerys Targaryen emprestar-lhes a sua armada, mas em casa, nas Ilhas de Ferro, o tio Euron Greyjoy é o novo rei e promete ser mais um tirano daqueles de meter medo ao susto.
Bran Stark
O puto que ficou paraplégico logo na primeira temporada, quando Cersei o atirou por uma janela de Winterfell, continua a sua jornada pelo Norte, acompanhado por Meera Reed, a sua única proteção agora que o gigante Hodor morreu a salvá-los dos White Walkers. Bran, que agora passou a ser o vidente ‘Corvo dos Três Olhos’, há de continuar a alucinar nas raízes das árvores para nos contar o passado da sua família. Na sexta temporada, chegou à grande muralha pelo lado norte, com sorte, talvez se encontre com os irmão Sansa e Jon Snow.
Brienne de Tarth
A gigantesca guerreira anda a ver se cumpre a promessa que fez à matriarca dos Stark e procura Arya e Sansa. Continua acompanhada do desajeitado pajem Podrick, uma dessas personagens criadas para fazer tolices a toda a hora. Já se cruzou com o seu ex-refém Jamie Lannister pelo caminho, que a poupou devido ao fenómeno psicológico a que no século XX se convencionou chamar de síndrome de Estocolmo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.