page view

Convite para diretor abre guerra na RTP

Trabalhadores pedem esclarecimento sobre troca de Dentinho por Carlos Daniel.

16 de março de 2018 às 08:23

A nova administração da RTP ainda não está nomeada (ou sequer apresentou o seu projeto estratégico), mas Gonçalo Reis, presidente da empresa, que ao que tudo indica se manterá no cargo, já iniciou convites para dois dos principais cargos de gestão de conteúdos da televisão pública: a direção de programas da RTP 1 e a direção de informação.

Os convites não são ilegais, mas a maneira como o processo está a ser conduzido abriu uma nova guerra entre trabalhadores e administração. Tudo porque Paulo Dentinho, diretor de informação, terá sabido através dos jornais que será afastado do cargo quando a próxima administração tomar posse (altura em que termina também o seu mandato iniciado em 2015) e substituído por Carlos Daniel.

Ao que o CM apurou, na terça-feira, Dentinho terá confrontado Gonçalo Reis com esta informação, uma vez que este lhe terá dito, semanas antes, que contava com ele para o cargo. A mudança também não caiu bem no seio da redação. O futuro do jornalista poderá passar pela direção da RTP Internacional, uma solução que, sabe o CM, foi pensada por Nuno Artur Silva, administrador com o pelouro dos conteúdos que não integra a próxima administração (sucede-lhe Hugo Figueiredo).

Em comunicado, a Comissão de Trabalhadores (CT) pediu um "imediato e cabal esclarecimento" da situação por parte do ministro da Cultura, do Conselho Geral Independente (CGI) e de Gonçalo Reis. Este disse ontem que "eventuais ajustes em direções, de conteúdos e não só", serão "sempre tratados com toda a ponderação, no devido momento, que ainda não chegou, e cumprindo os procedimentos adequados". Já o presidente do CGI, António Feijó, disse ao CM que o supervisor "não irá pronunciar-se sobre as notícias recentemente surgidas".

Mais pacífica parece ser a mudança na direção de programas da RTP 1. Com a anunciada saída de Daniel Deusdado, José Fragoso - que já foi diretor de programas da RTP 1 entre 2008 e 2011 - foi convidado a regressar.

Nova administração

A administração da RTP está há mais de um mês em gestão corrente. Aguarda-se que as Finanças aprovem o nome de Verónica Soares para administradora.

Consultor cessa funções

Virgílio Castelo, que nos últimos anos foi consultor de ficção da RTP, vai abandonar a empresa pública, sabe o CM. Foi acusado de receber também como ator nos projetos que aprovava.

Deusdado espera sucessor

Apesar da sua saída estar prevista para o início deste mês, Daniel Deusdado vai manter-se na RTP até que seja nomeado um novo diretor de programas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8