‘Avenida Brasil' está a encantar os artistas portugueses que aplaudem a produção da Globo. Depois de anos sem grande sucesso, o nosso público está de novo cativado pela ficção com sotaque. ‘Gabriela' foi o ponto de mudança
Depois de conquistar o público e a crítica do outro lado do Atlântico, a telenovela ‘Avenida Brasil' tornou-se um fenómeno de sucesso também em Portugal. Além de uma média de 1 176 100 telespectadores desde a estreia, a 24 de setembro, o que a coloca entre as tramas brasileiras mais vistas da última década na TV portuguesa, a produção da Globo, emitida pela SIC, tem conquistado a atenção de vários atores nacionais, muitos deles ligados à concorrente TVI. Ouvidos pela Correio TV, confessam-se telespectadores assíduos da história de vingança de ‘Nina' (Débora Falabella) contra ‘Carminha' (Adriana Esteves), a qual elogiam e revelam ser uma fonte de inspiração para o seu próprio trabalho.
"Não costumo ver telenovelas, a não ser aquelas em que entro, mas sou fã de ‘Avenida Brasil'", explica Rita Loureiro à Correio TV. A ‘Teté' de ‘Destinos Cruzados' (TVI) considera a produção da Globo "extraordinária". "É um passo em frente. Espero que tenha sido uma pedrada no charco", afirma. "Aprendo imenso a ver aquilo", confessa a atriz, que destaca o facto de "os atores não terem um guião estanque". "Há muito improviso, uma linguagem aberta", salienta.
Fã incondicional de ‘Avenida Brasil' é também Jessica Athayde. A atriz de ‘Destinos Cruzados' não perde um episódio. "É uma história bem conseguida e que me diverte", conta. Jessica Athayde revela que tem por hábito ver novelas brasileiras: "são bem feitas, são as melhores, mas também gosto das portuguesas", acrescenta a atriz que elogia também ‘Dancin' Days', telenovela portuguesa da SIC, atual líder de audiências em Portugal, e que conta com a coprodução da Globo.
Quando foi de férias para o Brasil, em outubro do ano passado, Sofia Ribeiro partilhou na rede social Facebook a sua admiração pela ficção televisiva brasileira. "Vou ali até à ‘Cidade Maravilhosa' tentar beber da sabedoria dos mestres da telenovela", escreveu a atriz. Dias mais tarde, já em terras de Vera Cruz, partilhou a emoção de ter visto no Brasil o último episódio do fenómeno ‘Avenida Brasil'. De imediato, caras da TVI, como o apresentador Nuno Eiró e a atriz Sofia Nicholson, comentaram as palavras de Sofia Ribeiro, revelando também eles serem espectadores regulares da novela da SIC.
Alda Gomes, que integra o elenco de ‘Destinos Cruzados', é outra seguidora desta novela, a sua "preferida". "O argumento, a realização e o elenco, com atores de várias gerações, são excelentes. As personagens estão caracterizadas de uma maneira inteligente. É isso que a torna fantástica", explica à Correio TV.
Marcantonio Del Carlo, que atualmente também pode ser visto em ‘Mundo ao Contrário', explica que ‘Avenida Brasil' "não perde a estrutura básica da novela: o pobre, o rico, o bom e o vilão". Apesar disso, considera que é "uma nova postura de fazer novela. Toda a gente gosta e aplaude", acrescenta.
"Estamos a falar talvez da melhor novela que se fez nos últimos anos em termos mundiais. "‘Avenida Brasil' é um projeto maravilhoso", afirma Margarida Marinho, que pode ser vista no papel de ‘Constança', em ‘Mundo ao Contrário'. A atriz, que é uma das principais caras da estação de Queluz, reconhece que o facto da novela da SIC ser tão "poderosa" dificulta o trabalho da TVI.
Manuela Maria também espreita ‘Avenida Brasil' quando pode porque, justifica, gosta "imenso da representação deles". Outra veterana da representação, Eunice Muñoz sempre afirmou ser uma admiradora da arte de representar dos brasileiros e revela à Correio TV "estar a seguir ‘Avenida Brasil' ". "É uma excelente história, muito bem escrita e bem representada. As personagens estão definidas com muita precisão". Para a veterana atriz, "a novela brasileira é um produto muito bom. Eles têm grandes atores, grandes técnicos, grandes cenários... E muitos anos de experiência".
Apesar de não revelar se costuma ver, Fernanda Serrano, exclusiva da TVI, reconhece também que ‘Avenida Brasil' é um "produto forte". "Em 2012, foi um ano atípico na Globo. São ciclos. A SIC tinha dois produtos fortes - ‘Gabriela' e ‘Avenida Brasil' - e, por isso, recuperou nas audiências. Mas sabemos que as próximas novelas da Globo não serão tão fortes", diz à Correio TV.
Mas não são só os atores da TVI que se confessam fãs de ‘Avenida Brasil'. Manuel Marques, ator de ‘AntiCrise' e ‘A Mãe do Senhor Ministro' (RTP), diz à Correio TV que "adoraria participar numa telenovela como ‘Avenida Brasil'". O humorista, que entra também no talk show ‘Herman 2013', deixa elogios à "qualidade da realização" que a "aproxima de uma série de televisão". "É, dentro do género, uma das melhores produções que já vi", remata.
De passagem por Lisboa, Murilo Benício, o ‘Tufão' de ‘Avenida Brasil' confessou-se intrigado com o sucesso da novela em Portugal, porque, disse à Correio TV, "a história fala de futebol, subúrbio e malandragem, uma realidade muito brasileira". Revelou ainda o experiente ator brasileiro que, depois do final da telenovela, que atingiu o "maior êxito dos últimos dez anos", o "elenco sentiu-se órfão".
Não é só ‘Avenida Brasil' a merecer rasgados elogios. Recentemente, também ‘Gabriela', emitida pela SIC entre setembro e janeiro, recebeu críticas positivas de vários atores portugueses pela "qualidade superior" da sua produção. De resto, a nova adaptação da obra de Jorge Amado, protagonizada por Juliana Paes, foi a mais apreciada pelos portugueses nos últimos anos. De acordo com os dados de audiência, a trama que retrata a história de uma simples moça do sertão baiano que foge para Ilhéus, conquistou uma média de 1 486 500 telespectadores, ocupando o primeiro lugar no pódio dos produtos de ficção brasileira mais vistos pelos portugueses na última década e a sexta posição no ranking das mais vistas, se contabilizadas todas as telenovelas estreadas em Portugal no século XXI.
Quanto a ‘Avenida Brasil', que no país de origem completou 179 episódios, deverá permanecer na antena da SIC até setembro. * A.M.R. e S.D.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.