page view

Projeções da CMTV acertam nos resultados oficiais

Sondagens apresentadas no início da emissão especial estiveram alinhadas com os números finais nos municípios de Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Sintra, Almada e Faro.

14 de outubro de 2025 às 01:30

As projeções que a CMTV apresentou na noite das eleições autárquicas, logo pelas 20h00 de domingo (apenas uma hora depois do encerramento das mesas de voto), estiveram alinhadas com os resultados finais oficiais. A sondagem, da responsabilidade da Intercampus e realizada à boca da urnas, foi apresentada no arranque do especial ‘Eleições Autárquicas 2025’ do canal do CM, tendo acertado os resultados finais nos seis principais municípios do País: Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Sintra, Almada e Faro

Para António Salvador, da Intercampus, “o saldo final é muito positivo, depois de muitas semanas intensas de pré-eleitorais, fechámos com chave de ouro”, diz o responsável, que fala de um “trabalho que foi extremamente difícil e complexo de realizar” e que envolveu “172 pessoas” no terreno. “Depois das autárquicas de 2021, tivemos três eleições legislativas, sendo que na última tivemos uma profunda transformação da implantação territorial partidária”, começa por explicar António Salvador.

“O Chega ganhou a liderança em 60 concelhos, 49 dos quais ganhos ao PS. A AD ganhou 58 concelhos ao PS e o PS perdeu a liderança em 107, ganhando apenas uma à AD.

Ora, foi neste cenário extremamente difícil que nós nos propusemos fazer seis atos eleitorais, que são seis bocas de urna, sendo que a grande diferença em relação a uma eleição nacional é que nesta última nós temos o País todo disponível e muitas opções, podendo rejeitar freguesias difíceis e mais complexas. Mas com seis universos muito mais pequenos, tal não era possível”, conclui. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8