page view

RTP quer aumentar imposto

Além da subida da taxa paga na fatura da eletricidade, estação quer mais publicidade.

14 de setembro de 2018 às 01:30

O presidente da RTP defendeu, esta quinta-feira, o aumento da contribuição sobre o audiovisual (CAV), que financia a RTP e que é cobrada mensalmente na fatura da eletricidade aos consumidores (cerca de 3,02 euros mensais). Em entrevista ao ‘Público’ e, mais tarde, em audiência parlamentar, Gonçalo Reis frisou que Portugal "tem a CAV mais baixa" a nível europeu.

"A RTP tem tido um equilíbrio económico raríssimo. Tem acrescentado serviço público, com canais na TDT, os arquivos históricos online, o apoio ao cinema e à produção independente... Temos cumprido e temos feito ainda mais, mas temos uma CAV mais baixa", disse o responsável, adiantando que "ao Estado caberá ajustar o imposto de acordo com a inflação, tal como a lei estipula".

Além do aumento da CAV, Gonçalo Reis também defende uma mudança de paradigma na publicidade, com a RTP 3 e a RTP Memória a passarem a ter publicidade na TDT (já a têm no cabo). "É o momento adequado para ponderar por que é que os canais da RTP têm uma exceção negativa", disse. "Não devemos ter publicidade, mas queremos mais receita. A RTP deve ter publicidade. O mercado e os próprios anunciantes precisam disso", acrescentou.

Questionado, o Ministério da Cultura, que tem a tutela da RTP, diz que não se "pronuncia sobre qualquer matéria de natureza orçamental."

SAIBA MAIS

45,7

milhões de euros foi quanto a contribuição sobre o audiovisual rendeu à RTP entre janeiro e março, o que representa um aumento de 3,9 milhões de euros, mais de 9,3% do que no mesmo período do ano transato. A empresa pública recebeu, em média, mais de 15 milhões por mês da CAV, ou seja, mais de meio milhão de euros por dia.

Na TDT sem publicidade

A RTP 3 e a RTP Memória na TDT não podem ter publicidade. Assim o determina uma resolução do Governo publicada em Diário da República a 23 de junho de 2016. O "alargamento desta oferta não deve pôr em causa a

sustentabilidade da oferta assegurada pelos operadores

privados", refere a resolução.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8