“Saber Amar”, a nova aposta da TVI para os fins de tarde, cujo enredo se situa no Algarve, pretende prender o público com uma história leve e cheia de humor, embora com drama à mistura e muitos actores jovens, alguns dos quais estreantes nestas lides.
Tudo começa quando Diana Alfarroba (Leonor Seixas) chega dos Estados Unidos, onde estudou Biologia Marinha, e tenta arranjar trabalho no Zoomarinho (o parque oceanográfico Zoomarine, na Guia, onde decorre grande parte das filmagens), que o CM acompanhou ontem de perto.
De início, o seu ingresso, apoiado por Zé Café (personagem interpretada por Milton Lopes), é contrariado por João Pedro (Marcantónio Del Carlo), dono do parque, irmão de Rodrigo (Rodrigo Menezes), o qual, embora noivo de Rita Higgins (Dina Félix da Costa), se apaixona por Diana. Com o tempo, contudo, João Pedro apaixona-se também por Diana, dando azo a um triângulo amoroso que vai estar no centro da novela.
O facto de Diana ser filha dos caseiros da quinta da família Macedo Vaz vai suscitar problemas à jovem, embora ela conte com o apoio do patriarca da família, Jorge Macedo Vaz (Ruy de Carvalho). A mulher deste, Maria Helena (Maria Emília Correia)”, será sua” inimiga”.
RUY DE CARVALHO ENGATATÃO
Em “Saber Amar”, o actor Ruy de Carvalho é “Jorge Macedo Vaz, um empresário que fez fortuna em investimentos turísticos” e “um engatatão que está a rejuvenescer”, segundo o próprio referiu ao CM.
“Este papel põe à solta a minha imaginação e a minha capacidade de brincar. Trata-se de um homem que gosta muito de mulheres. Tem uma esposa em quem não acredita (Maria Helena – Maria Emília Correia), mas de quem gosta. Passam a vida a embirrar um com o outro”, revelou. Na companhia do seu secretário “Girafa” (Manuel Melo), outro “doido por meninas”, vai viver diversas peripécias. Gosta muito de Diana, a quem mandou estudar para os EUA, e é, no entender do actor, “um homem bom e sempre atento”.
Dos três filhos – João Pedro, o mais sério, Rodrigo, o ‘playboy’ e Carolina, arqueóloga e irreverente – nutre uma grande afeição pelo primeiro, o “mais trabalhador”, embora proteja “o mais galdério”.
LEONOR SEIXAS ENCANTADA COM O PAPEL
DIANA E OS GOLFINHOS
Entre os amores de Rodrigo e, mais tarde, de João Pedro, Diana (leonor Seixas) desenvolve o seu trabalho de bióloga marinha que estuda a relação entre os golfinhos e as crianças. No Zoomarine, a actriz trabalha directamente com aqueles mamíferos e confessou ao ‘CM’ que isso “é o melhor de tudo”: “Com eles, estou sempre radiante. São muito afectivos. Também tenho cenas com cavalos, mas é diferente, tenho receio”.
GÉMEOS FELIZES
Diogo, de 9 anos, e Ana, de 8, desempenham em “Saber Amar” o papel de gémeos, filhos de João Pedro, que é viúvo. As crianças, já com alguma experiência em representação, estão “como peixes na água”, felizes com os seus papéis e com o facto de lidarem com os seus amigos golfinhos “Lua” e “Xinana”. Actuar e estudar, entre Lisboa e o Algarve, tem sido difícil de conciliar, mas ambos estão “a adorar”.
RITA, A RIVAL
Rita Higgins (Dina Félix da Costa), professora de ténis, está noiva de Rodrigo e prestes a casar, quando Diana volta dos EUA e ambos se apaixonam. Daí em diante, Rita passa o tempo a lutar pelo homem que ama e faz tudo para o conseguir, chegando a fingir uma gravidez. Para Dina Félix da Costa, a personagem “é insegura e levada pela mãe (Ana Zanatti), que a protegeu sempre”. Contudo, “tem muitas nuances”, mostrando tanto “ser má como boa”.
TELENOVELAS SÃO TRUBNFO PARA O NOVO ANO
O primeiro trimestre de 2003 vai assistir à estreia de várias novelas nos canais nacionais. Amanhã, além de “Saber Amar”, da TVI, a SIC apresenta a produção brasileira “Sabor da Paixão”.
Com alguns dos episódios gravados na região portuguesa do Douro, “Sabor da Paixão” é a novela brasileira que a SIC estreia hoje às 18h00.
Produzida pela TV Globo, “Sabor da Paixão” promete muito humor e romance, com a história de um casal que é obrigado a enfrentar intrigas, invejas, traições e perseguições para que o seu amor sobreviva.
Letícia Spiller, Luigi Baricelli, Lima Duarte, Arlete Salles, Edson Celulari, Cássia Kiss e Marcelo Serrado são os protagonistas da novela, que conta ainda com a participação dos portugueses Maria João Bastos e Duarte Guimarães.
Com estreia prevista para este mês, “Coração, Coração” é a próxima aposta da TVI, que ainda não revelou pormenores sobre a produção, mas sabe-se que é baseada num formato espanhol.
A RTP1 marcou para Fevereiro a apresentação de “Lusitana Paixão”, novela baseada na obra de Eça de Queiroz.
Realizada por Francisco Moita Flores, a novela é interpretada por Albano Jerónimo, Mário Jacques, Gonçalo Waddington, Fernanda Lapa, Filomena Gonçalves, João Lagarto, Rita Lello, Sara Norte e Henrique Mendes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.