Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

Terra Nostra campeã

'Terra Nostra’ é a campeã das novelas em matéria de audiências. Segundo a Marktest, a história de ‘Giuliana’ (Ana Paula Arósio) e ‘Matteo’ (Thiago Lacerda) – transmitida pela SIC – continua a ser a produção preferida dos telespectadores, superando ‘Ninguém Como Tu’, que, até há bem pouco tempo, fez sucesso na TVI.
13 de Janeiro de 2006 às 00:00
Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda foram os protagonistas
Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda foram os protagonistas FOTO: d.r.
A empresa responsável pela audiometria, desde 1999 – anteriormente as análises eram feitas por outra entretanto extinta –, conclui que a novela escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida pela estação de Carnaxide naquele ano lidera o ‘ranking’ das novelas, com 23,3% de audiência média. Da ficção nacional, o ‘troféu’ vai para ‘Olhos d’Água’, quarta na classificação absoluta.
Para o autor da campeã portuguesa, Tozé Martinho, o êxito da novela, com Sofia Alves num duplo papel, deve-se à forma como foi escrita. “Os trabalhos de ficção têm um elemento fundamental: o texto. Está provado que as pessoas gostam mais de ver o retrato da sua própria sociedade do que realidades alheias”, diz o argumentista, que nesta produção da NBP desempenhou o papel de padre ‘Carlos Correia’.
‘Olhos de Água’, segundo Tozé Martinho, foi “um momento mágico”, independentemente da SIC “ter feito tudo para a arredar da liderança. Aliás, dificilmente outra novela superará ‘Olhos de Água’”, que, segundo a Marktest, obteve uma audiência média de 17%. Este valor supera em 5% ‘Ninguém como Tu’, sexta do ‘ranking’.
O estudo da Marktest, como já referimos, é feito a partir de 1999. Significa isto dizer que não contempla as novelas exibidas antes – a primeira a que se assistiu foi ‘Gabriela’, em 1977 – e que tiveram grande sucesso. ‘O Rei do Gado’, sabe-se, é um bom exemplo: foi visto em média por cerca de 2,5 milhões de espectadores.
'DEI-TE QUASE TUDO' NA LINHA DE 'NINGUÉM'
Com o fim de ‘Ninguém como Tu’, a curiosidade aguçou-se com a dúvida se ‘Dei-te Quase Tudo’ iria ter uma performance melhor ou, pelo menos, igual. A verdade é que a novela de Tozé Martinho tem liderado as audiências desde a estreia a 5 de Dezembro de 2005. E anteontem não foi excepção, mesmo em dia de futebol.
Protagonizada por Fernanda Serrano, Pedro Granger e Vera Kolodzig, a produção da NBP foi o programa mais visto do dia, com cerca de 1,6 milhões de espectadores (17% de audiência média e 39% de ‘share’). A TVI colocou ainda no ‘top 5’ outra novela da noite: ‘Mundo Meu’ – tem em ‘Intimidades’ a sua sucessora – na segunda posição, com 16,7% de audiência média, e ‘Jornal Nacional’ na quarta.
O ‘Telejornal’, da RTP 1, alcançou o terceiro posto, com uma audiência média de 13,8%, e conseguiu ainda ocupar o quinto lugar com o jogo Naval-FC Porto, a contar para a Taça de Portugal.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)